sexta-feira, 8 de abril de 2022

Itabuna tem cerca de 1.300 estudantes matriculados na modalidade EJA

 Um total de 1.311 alunos estão matriculados na modalidade para Educação de Jovens e adultos (EJA) no município de Itabuna. Essa modalidade funciona em cinco etapas, sendo a primeira destinada a alfabetização.

A segunda para alunos do 2º e 3º ano, a terceira para 4º e 5º ano, a quarta etapa para alunos do 6º e 7º ano, e a quinta e última etapa para 8º e 9º ano. A EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos que por algum motivo não concluíram regularmente os estudos e desejam retomar a educação básica.

Ao todo, 10 escolas da cidade disponibilizam a Educação de Jovens e adultos: Lions Club, Everaldo Cardoso, CAIC Jorge Amado, Ewerton Chaloup, Flávio Simões, Frederico Smith Lima, Milton Rodolfo, Sementeira, Lourival Oliveira Soares e Brasília Barauna.

Além disso, há também parcerias da Secretaria Municipal de Educação com a unidade prisional, que tem seis turmas com 299 alunos em dois turnos vinculadas à Escola Lourival Oliveira Soares, com o Instituto Aconchego, com uma turma vinculada à Escola Everton Chaloup, e o Instituto Renascer vinculado à Escola Flávio Simões.

“Toda metodologia da EJA é voltada a atender a demanda do mercado de trabalho. Tanto que as nossas atividades guias são voltadas ao trabalho que está dialogando com a proposta do município com seus fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica”, comentou a professora Dora Mônica, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos.

Segundo ela, “os professores desta modalidade são pessoas com o perfil adequado para atender a demanda de cada público, desenvolvem diversas estratégias para combater a evasão escolar e garantir a frequência dos estudantes”.

A coordenadora da EJA ressalta a dificuldade em relação ao comparecimento da terceira idade no ambiente escolar. “Com a pandemia, muitos deixaram de frequentar as aulas. Mas, com a volta das aulas presenciais, acredito que teremos uma demanda maior, pois manteremos todos os cuidados como o uso da máscara e álcool gel”, pontuou.

Um comentário:

  1. Tom Ribeiro só saber criticar os políticos de fora mas os da cidade de Itabuna ele fica passando pano.baba o... Da classe política e policiais..

    ResponderExcluir