sexta-feira, 29 de abril de 2022

Petrobras aumenta preço do gás natural para distribuidoras em 19%

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que vai aumentar em 19% o preço de venda de gás natural para as distribuidoras a partir de domingo.

O produto é matéria-prima do GNV, do gás de cozinha encanado e é fonte de energia para diversos setores da indústria. Para botijão, o valor de referência é o GLP.

Além do preço cobrado pela Petrobras, os tributos federais e estaduais, além das margens de lucro de distribuidoras e revendedoras, formam o preço final do gás.

Segundo a empresa, a elevação levou em conta as variações do petróleo brent e da taxa de câmbio. A medida, portanto, segue o preço de paridade de importação (PPI), adotado pela Petrobras desde a gestão de Pedro Parente.

Em sua posse, o presidente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho, não havia endereçado diretamente a questão da política de preços, mas sinalizou que pretende manter o "modelo de gestão" adotado desde 2017 com melhorias na "comunicação da empresa" sobre suas ações.

Na nota desta sexta-feira, a Petrobras afirma que o ajuste foi feito em relação ao trimestre fevereiro-março-abril e que os preços atualizados ficarão vigentes até 31 de julho. "A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência", diz.


Veja a nota da Petrobras

A partir de 01/05, os preços de venda de gás natural pela Petrobras para as distribuidoras terão aumento médio de 19% em R$/m³, com relação ao trimestre fevereiro-março-abril. O ajuste decorre da atualização com base nas fórmulas acordadas, que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo brent e da taxa de câmbio. Os preços atualizados ficarão vigentes até 31/07/2022, conforme condição previamente negociada e estabelecida nos contratos firmados.

A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência. Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

20 comentários:

  1. Se esse rapaz da continuidade como presidente, vai ter coisas que vai ser impossível comprar

    ResponderExcluir
  2. Não tem jeito 🤪 Lula 2022 pra o povo voltar a sorrir, o Bostanaro , só pensa em motoseata. O cara até hoje não acordou que é o presidente da República. O cara e doido!

    ResponderExcluir
  3. Volta logo Lula! O povo que vc nos braços.

    ResponderExcluir
  4. OLHA O MITO AI GENTE!!!

    ResponderExcluir
  5. Continuem votando nesse vagabundo, ele vai transformar o Brasil mais pobre do mundo, com a maior quantidade de miseráveis..

    ResponderExcluir
  6. A GASOLINA TAMBÉM AUMENTOU.


    Muuuuuuuu


    Muuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. A uma grande diferença entre GNV e GLP. O aumento foi em cima do GNV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma houve aumento. Toda semana aumenta o preço de algo, nessa foi nos combustíveis, na próxima ninguém sabe no que será. Alimentos talvez? Ou no gás de cozinha

      Excluir
  8. Lula presidente !!! Para o Brasil voltar a ser FELIZ de novo !!! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for os que faziam parte da quadrilha dele, e queriam ganhar dinheiro sugando os outros. Tipo você.

      Excluir
  9. Pra eu fui votar nessa peste?
    Pra ele motociatas com dinheiro dos outros é bom.
    Dá bolsas com dinheiro do trabalhador também e fácil.
    Tá pior que o ladrão Lula.

    ResponderExcluir
  10. o que tem aver bolsonaro com isso Se queixa do seu governo Ruy costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SENHOR BURRO, O GNV QUE É FORNECIDO NÃO É PROPRIEDADE DO ESTADO DA BAHIA E QUEM AUTORIZA AUMENTOS É O GOVERNO FEDERAL. O QUE RUI COSTA TEM A VER COM ISSO?

      Excluir
  11. E dá-lhe mito!!! Sempre trabalhando pra F0D3R o povo brasileiro. Que nessa eleição acabe esse inferno de governo.

    ResponderExcluir
  12. MITO MITO KKKKKKKKKKK ENFIANDO NO C... DO POVO . BOLSONARISTAS JÃ SÃO ACOSTUMADOS NEM LIGAM KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. KD os Minions. #FORABOZÓ. TODOS CALADINHOS

    ResponderExcluir
  14. Eu sou bahiano mais não existe a raça mais burra do que o bahiano, não generalizando, quem colocou o combustível para ficar pareado de acordo com o dolar foi o Michel temer, que nós bahiano o elegemos na chapa Dilma e temer sem contar que o ladrão do Lula roubou o dinheiro de 2 refinarias, sendo que nós temos que exporta o combustível e depois comprarmos a o preso do dola, vão pesquisar bahianos deixem de preguiça.

    ResponderExcluir
  15. ESSE GOVERNO ESTA SENDO O PIOR DE TODOS. ELE ROUBA MAIS QUE LULA, A DIFERENCAIA QUE ELE SABE ROUBAR E NINGUEM PERCEBE. ESSE VAGABUNDO GOVERNA PRA OS RICOS E NUNCA GOSTOU DE POBRES. MIL VEZES LULA QUE ROUBA MAIS DEICHA O POBRE COMER E SER FELIZ. ESSE VAGABUNDO SO SABE FICAR PASSENDO DE MOTO E O FUMO ENTRANDO NO RABO DO POBRE.

    ResponderExcluir
  16. Pra vocês que são favoráveis a Petrobrás continuar sendo uma estatal RECEBA. Povo burro esquecem que a Petrobrás só dá lucro pra acionistas, Privatização Já. Fica aí bando de petistas jumentos achando que o jararaca de 9 dedos vai acabar com isso. A única forma que o PT sabe é acabar roubando ainda mais a Petrobrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar gado safado: Anônimo 1 de maio de 2022 17:49


      Sua vida t muito boa pra reclamar do PT.


      Kkkkkkk

      Excluir