sexta-feira, 13 de maio de 2022

Assassinato de policiais em Salvador: nove suspeitos morrem e um é preso durante operações em menos de uma semana

A Polícia Civil registou nove mortes e uma prisão de suspeitos de envolvimento nas mortes de três policiais militares, que aconteceram no sábado (07) e domingo (08).

Durante a semana, o policiamento foi reforçado pela 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e equipes de unidades táticas e especializadas na região dos bairros de Cajazeiras, Águas Claras e Boca da Mata.

Conforme informações do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC) – Central, até o início da tarde desta sexta-feira (13), nove armas de fogo foram apreendidas, entre elas um fuzil calibre 556, uma submetralhadora e uma pistola calibre 9mm.

Veja abaixo o histórico de confrontos:

Na manhã de segunda-feira (09), policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) - Polo e do Comando de Policiamento Especializado (CPE) trocaram tiros com um grupo armado na Rua G, localidade da Independência, na Boca da Mata. Um homem foi atingido, socorrido e levado para o Hospital Eládio Lasserre, onde não resistiu, e um outro foi preso. As informações são do G1-BA.

Com eles foram apreendidos um revólver calibre .38 contendo cinco munições, sendo três deflagradas, 16 porções de maconha, uma balança eletrônica e R$ 20. O material apreendido e o preso foram apresentados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Já na tarde de segunda-feira, equipes da Operação Gêmeos, da 3ª CIPM e da Rondesp Central trocaram tiros com homens armados na Quadra C, Fazenda Grande I. Após o confronto, um dos suspeitos foi encontrado caído no chão. A polícia afirma que ele estava com uma arma em punho.

Ele foi socorrido e levado para o Hospital Eládio Lasserre, onde não resistiu. Um revólver calibre .38 com cinco munições, sendo quatro deflagradas, 48 porções de maconha e 48 porções de cocaína encontradas com ele foram apresentados ao DHPP.

Na noite de segunda-feira, na Boca da Mata, policiais do CPRC-Central e Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) encontraram homens com armas de fogo suspeitos de roubos e venda de drogas no cruzamento com a avenida Assis Valente, em Boca da Mata.

Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado. Ele foi encontrado caído no chão com uma arma de fogo próxima, além de drogas. O suspeito foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Salvador, mas não resistiu. O revólver calibre .38 encontrado com ele e drogas foram apresentados ao DHPP.

Quarta-feira com mortos em Águas Claras e Nova Brasília

Na madrugada de quarta-feira (11), equipes da Rondesp Central trocaram tiros com um grupo de homens armados na localidade do Vietnã, em Águas Claras. Após o confronto, um dos suspeitos foi baleado, socorrido e levado a uma unidade médica, mas não resistiu.

Um revólver, 54 pinos de cocaína, cinco pedras de crack e duas trouxas de maconha apreendidos com ele foram apresentados à Corregedoria da Polícia Militar.

Já na tarde de quarta-feira, policiais da 50ª CIPM também entraram em confronto com homens armados na localidade do Charco, em Nova Brasília. Dois dos suspeitos foram atingidos, socorridos e levados para o Hospital Eládio Lasserre, onde não resistiram.

Com eles foram apreendidos uma submetralhadora de fabricação caseira, um revólver .32 com quatro munições deflagradas, um simulacro de pistola 6mm, 170 pinos de cocaína, 28 trouxas de maconha, rádios transceptores e duas camisas camufladas do Exército Brasileiro. Todo material foi apresentado à Corregedoria da PM.

Sexta-feira com violência em Vila Verde

Na manhã desta sexta-feira (13), policiais da 3ª CIPM, da Rondesp Central, da Patamo (Batalhão de Choque), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupamento Aéreo (Graer) faziam rondas na localidade de Vila Verde quando trocaram tiros com homens. Três suspeitos foram baleados, socorridos e levados para o Hospital Eládio Lasserre, onde não resistiram aos ferimentos.

Com eles, foram apreendidos um fuzil Colt calibre .556 com um carregador com sete munições, uma espingarda calibre .12 com cinco munições, uma pistola calibre 9mm com um carregador que tinha três munições, além de 1kg de pasta base de cocaína, maconha acondicionada em saco, entre outros materiais.

A ocorrência foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar, onde todo material foi apresentado. Duas linhas do transporte público de Salvador deixaram de entrar na comunidade de Vila Verde após a operação.

Mortes de Policiais Militares

Três policiais militares foram mortos entre as noites de sábado (7) e domingo (8), em Salvador. Outros dois foram baleados no mesmo período. Por causa disso, o policiamento foi reforçado em áreas críticas da capital, como Águas Claras, Cajazeiras e Fazenda Grande.

O primeiro caso aconteceu no final do sábado. O soldado Alexandre Menezes morreu após ser baleado na cabeça, na Rua Ulisses Guimarães, em Águas Claras. Ele estava em serviço com companheiros e o grupo fazia ronda no local.

Ao chegar na via, os militares trocaram tiros com homens armados, que conseguiram fugir. O soldado foi socorrido pela própria equipe e levado para o Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL). Por causa da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Outro soldado, que estava na mesma viatura, foi baleado de raspão na orelha. Ele passou por atendimento médico, mas não precisou ser internado. O soldado Menezes era lotado na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Cajazeiras.

O corpo dele foi sepultado no domingo, no Cemitério da Baixa de Quintas. Dois companheiros de farda de Alexandre, Vitor Vieira Ferreira Cruz e Shanderson Lopes Ferreira foram mortos após sair do velório. A dupla estava à paisana.

Moradores da região chamaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou atendimento e socorreu os dois PMs para o Hospital Municipal de Salvador, porém, eles não resistiram.