quinta-feira, 19 de maio de 2022

Cobra venenosa é encontrada em creche de Ipiau

Uma cobra da espécie jararaca foi encontrada nas dependências de uma creche municipal na cidade de Ipiaú, a cerca de 350 quilômetros de Salvador. O caso aconteceu na quarta-feira (18), na Rua Edivaldo Barbosa, no bairro Santa Rita.

De acordo com informações da Polícia Militar, os moradores comunicaram a corporação através da central telefônica e uma equipe da 55ª Companhia Independente, responsável pelo policiamento na cidade, foi até o local.

Na unidade, os policiais encontraram o animal em cima de uma motocicleta que estava estacionada nas dependências do imóvel. A polícia não deu detalhes se havia crianças no local quando o animal foi localizado. Os agentes recolheram a cobra com o auxílio de moradores e levaram o réptil a uma região de matagal, onde foi devolvido à natureza sem oferecer riscos à população. 

Possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem. Também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira.

A jararaca-da-mata é encontrada no Brasil, no Paraguai e na Argentina. No Brasil, as mordidas de jararaca correspondem a cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes. O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário