quarta-feira, 4 de maio de 2022

Indígenas Tupinambás protestam na BA-001 e pedem retorno de transporte público à comunidade

Um grupo de indígenas da etnia Tupinambá, da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, protesta na manhã desta quarta-feira (4), na BA-001, trecho próximo ao distrito de Olivença. Eles pedem o retorno de transporte público à comunidade e o cascalhamento da estrada de acesso ao povoado Acuípe do Meio.

O protesto começou por volta das 6h30 e, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes bloqueiam o trecho próximo a um condomínio. O pedido dos indígenas é que os coletivos retornem a fazer a linha entre os povoados Águas de Olivença até Acuípe do Meio.

A linha que faz a ligação entre os povoados foi suspensa por causa da pandemia, para evitar a circulação de pessoas nas comunidades indígenas. A Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus informou que fará uma reunião com os líderes da manifestação nesta manhã, às 10h, para tentar negociar a situação.

As lideranças Tupinambás que formaram uma comissão para a negociação afirmam que, até que essa reunião seja feita, a pista permanecerá interditada.

12 comentários:

  1. os tupigambás são usurpadores de propriedades, não são índios são pseudos indígenas, agraciados por uma ideologia de bandidos corruptos.

    ResponderExcluir
  2. Esse povo quer ter direitos indígenas e direitos de brancos.

    ResponderExcluir
  3. Tem que ver quem é o indigenista de qual pastoral que vive promovendo isso

    ResponderExcluir
  4. OS GAMBÁS VER DE IR PRA FRENTE DA PREFEITURA OU NA EMPRESA DE ÔNIBUS,,, FICAM PERTUBANDO QUEM TÁ TRABALHANDO,,POIS ELES NÃO TRABALHAM UMA RUMA DE VAGABUNDOS E ACOITADORES DE BANDIDOS.
    VER AS CARAS NADA A VER COM ÍNDIOS.

    ResponderExcluir
  5. LULA TA NA CAPA DA MAIOR REVISTA DOS ESTADOS UNIDOS.

    ResponderExcluir
  6. Moradores da rua São Sebastião, na Mangabinha,pede a polícia pra da uma passada nessa rua pois ninguém tem paz com a bagunça na porta de solteiro um alejado que fica no meio das vagabundas não podemos dormir e nem sentar na porta com nossos filhos porque a bagunça é muita socorro polícia.

    ResponderExcluir
  7. Só vi a raça negra no movimento,não tem nada haver com índio,e a polícia não faz nada. País de canalhas!

    ResponderExcluir
  8. SERÁ QUE VAI APARECER AQUELE CHINÊS QUE SE DIZ ÍNDIO TUPINAMBÁ...UM QUE ESTAVA UMA VEZ NUM PROTESTO EM OLIVENÇA? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  9. Olivença é Distrito ou Bairro de Ilhéus?

    ResponderExcluir
  10. NA REPORTAGEM A ÍNDIA AFRO DESCENDENTE.
    FALA QUÊ ESTÁ REIVINDICANDO O DIREITO DE IR.
    NO ENTANTO TA TIRANDO OS DIREITOS DE IR IR E VIR DOS OUTROS .
    ESTADO SEM MORAL, POLÍCIA SEM ATITUDES.
    SÓ SERVE PRA OPRIMIR TRABALHADOR.

    ResponderExcluir
  11. Todo maconheiro agora é índio.

    ResponderExcluir
  12. MEIA DÚZIA DE VAGABUNDOS CACHACEIROS DA CARA INCHADA PREGUIÇOSOS , NÃO TRABALHAM AGORA FICAM ATRAPALHANDO A VIDA DE QUEM TRABALHA!! BANDO DE MACONHEIROS, VANDALOS DO CARALHO . METE O REIO NESSES MALAS SUJA, POLÍCIA!!

    ResponderExcluir