quarta-feira, 25 de maio de 2022

Motorista é detido por transporte ilegal de madeira nativa na região sul da Bahia

Um homem foi detido ao ser flagrado transportando cerca de 540 m³ de madeira em um caminhão pela BR-367, na região do anel viário de Porto Seguro, no sul da Bahia. O caso aconteceu na terça-feira (24), nas imediações do bairro Porto Alegre, e o motorista não apresentou documentação da origem da vegetação, nativa da localidade.

Segundo informações da PM, ele foi abordado por agentes da Companhia de Polícia Ambiental e também não tinha autorização para fazer o transporte do material.

O motorista foi levado para a delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caminhão e a madeira apreendida ficaram na unidade policial e os registros da ação foram enviados ao Ministério Público para a adoção das medidas cabíveis.

Ainda na terça-feira, equipes da Companhia de Polícia Ambiental embargaram uma área usada para a produção ilegal de carvão no bairro Campo Verde, em Santa Cruz Cabrália, também no sul da Bahia. A ação ocorreu depois de uma denúncia feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A informação também dava conta de que havia uma supressão ilegal de vegetação – quando há retirada não autorizada de vegetação de dentro de uma determinada propriedade.

De acordo com a PM, o dono do terreno suprimiu a vegetação nativa sem licença dos órgãos responsáveis, o que impede a regeneração da plantação. A ação é considerada crime contra o meio ambiente.

No local, os policiais encontraram dois fornos de carvão que eram usados para a prática clandestina e destruíram os equipamentos. Duas motosserras também foram apreendidas por estarem sem documentação. O dono da propriedade assinou um Termo Circunstanciado e vai responder pelas condutas ilegais.

3 comentários:

  1. 540m3? De onde vocês tiraram essa informação?

    ResponderExcluir
  2. A polícia ambiental deveria averiguar os areais de ilhéus que tão tirando areia em áreas sem licença!

    ResponderExcluir
  3. Bem, talvez ainda haja mais uns nove caminhões para serem contabilizados. Falta de noção ou incapacidade didática e lógica?

    ResponderExcluir