terça-feira, 31 de maio de 2022

Polícia Federal cria grupo para monitorar redes sociais nas eleições

A Polícia Federal está elaborando um grupo dedicado a fazer o monitoramento das redes sociais durante a campanha eleitoral deste ano. De acordo com a jornalista Bela Megale, do Jornal O GLOBO, a equipe terá como foco o combate às fake news.

O grupo, que integrará a divisão de crimes eleitorais, será subordinado ao delegado Cleo Matusiak Mazzotti, coordenador-Geral de Repressão a Crimes Fazendários.

Em entrevista à coluna de Megale, Mazzotti afirmou que a expectativa é de que a divisão comece a trabalhar em agosto. “Estamos trabalhando na criação de uma equipe na divisão de crimes eleitorais focada em monitoramento das redes para apurar fake news e outros possíveis crimes nessa frente. O plano é que a área funcione com oito policiais federais a partir de agosto”, disse.

Segundo Mazzotti, a expectativa é que ao menos mais 2 mil investigações sejam abertas na área eleitoral pela PF neste ano.

O delegado revelou ainda que hoje a PF tem 5 mil inquéritos que apuram crimes eleitorais, sendo que 34% deles são acusações de falsidade ideológica, 22% de corrupção para fim eleitoral, 12% de inscrição fraudulenta de eleitores e 10% de apropriação indébita. Os crimes de fake news estão entre os 22% que integram inquéritos abertos por outros tipos de delitos que acontecem em menor escala.

2 comentários:

  1. Tinha que criar grupo pra monitorar as urnas contra fraldes

    ResponderExcluir
  2. antigamente essa instituição tinha meu respeito, agora com bolsonaro virou tentáculo de miliciano! uma pena a PF se tornar corrupta, inconfiável, diria hoje até dispensável, tinha que ser extinta!

    ResponderExcluir