terça-feira, 17 de maio de 2022

Secretaria de Promoção Social alerta para o prazo de atualização cadastral para beneficio da tarifa social de energia elétrica

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) alerta aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, especialmente a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) devem ficar atentos à retomada dos processos de Averiguação Cadastral que tem prazo final em julho de 2022. 

Em Itabuna, 14.353 famílias possuem dados inconsistentes e precisam fazer a atualização. Essas famílias devem procurar os CRAS de abrangência das 7h30 às 16h ou na sede da Semps, no Góes Calmon, para atualizar os dados e evitar o cancelamento dos benefícios. No total, mais de 24 mil famílias do município já estão com cadastro atualizado e com perfil para recebimento.

“O Cadastro Único é a porta de entrada para que as famílias acessem os benefícios sociais. Por isso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado, para que continuem recebendo e/ou tenham acesso aos diversos benefícios sociais, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica. Vale lembrar que, quem já tem o cadastro e está atualizado não precisa procurar a assistência social”, ressalta a secretária da Semps, Andrea Castro.

A TSEE é benefício federal regulamentado por lei que concede descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica para os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda, podendo chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas. E, para ter direito a família deve ser inscrita no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. 

Tem direito também idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC, e ainda família inscrita no CAD Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

9 comentários:

  1. O pobre, além de ser miserável e ignorante, é constantemente humilhado e massacrado por aqueles que foram agraciados pelo poder e eleitos pelos mesmos otarios que desconhecem sua força e hipotético PODER. Os animais ditos irracionais são fortes, no entanto, por não pensarem, desconhecem sua força, velocidade e letalidade. O ser humano consegue pensar, exceto aqueles que nascem sem massa encefálica...

    ResponderExcluir
  2. Tem pessoas que procura a secretaria, mas não precisa, gorda ,sadia,não passa necessidade, fica atrás de benefício,pra não trabalhar. Como eles são políticos profissional,fazem política,com o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  3. Massa de manobra para os sem condições,
    Não se posta aqui nem uma obra da prefeitura..
    Alguma coisa de real nescessidades dos contribuintes.
    A Cidade suja, abandonada, algumas obras de migué do governo fo estado que nunca termina,
    Tem placas com cinco anos, tipo praca catedral,. Centro de cultura,.
    Só enrrolacões, o asfalto quando faz uma meia boca fica os degraus.
    ITABUNA é só fogos, voltou, ao atraso.

    ResponderExcluir
  4. Ate hoje espero meu cartão emergencial... brincadeira isso!!

    ResponderExcluir
  5. Andreia castro,olhe pelos técnicos de enfermagem que estão sendo humilhados no hospital de base pela coordenadora de enfermagem,ela é maluca,vive de humilhar as pessoas,Paula,não esqueça que vc tmb é contratada,e que pode ser demitida,respeita a nossa classe,só porq virou coordenadora acha q pode sair humilhando as pessoas,amanhã vc pode não ser mais nada,não esqueça disso

    ResponderExcluir
  6. A enfermeira Paula é uma pessoa do bem, na verdade os funcionários do base sempre brincaram de trabalhar, porém hoje o cenário é diferente, e isso tem incomodado há muitos.
    Vocês precisam saber que nós contribuintes é que pagamos os seus salários, portanto se não querem trabalhar peçam pra sair.
    Parabéns a enfermeira Paula e demais coordenadores, bota essa cambada pra trabalhar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do bem, ameaçandp desse jeito os funcionarios?? nem pra mandar ela serve.nois tecnicos trabalhamos mais e melhor que ela.so sabe puxar saco pra se manter

      Excluir
  7. O hospital de base tem bons funcionários, mais tem a banda podre representada por alguns funcionários concursados que se julgam intocáveis, se achando no direito de difamar o hospital e fofocar da vida alheia, isso quando não é articulando o mal para prejudicar ou derrubar outro colega. Se trabalhassem não tinha tempo para isso!!

    ResponderExcluir
  8. Estive recentemente nesse hospital, precisei passar pelo médico naquele lugar onde tem uma santa, o que me incomodou muito, foi que os funcionários fala com os pacientes aos berros, isso não é forma de tratar as pessoas, na próxima vez eu faço uma reclamação a direção.

    ResponderExcluir