sexta-feira, 17 de junho de 2022

Em 5 meses, país registra 35 mil denúncias de violência contra idosos

Mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas foram registradas no Brasil, de 1º de janeiro a 2 de junho, pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Em mais de 87% das denúncias (30.722), as violações ocorreram na casa onde o idoso mora. Segundo o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Nabih Chraim, entre os agressores, os principais responsáveis pela violação são os próprios filhos, suspeitos em mais de 16 mil registros. Na sequência estão vizinhos (2,4 mil) e netos (1,8 mil).

Na maior parte dos registros (5,9 mil), a vítima tem entre 70 e 74 anos. Foram registrados ainda 5,8 mil denúncias relacionadas a idosos de 60 a 64 anos e 5,4 mil registros de violações de pessoas de 65 a 69 anos.

Dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa indicam que os maus tratos a idosos figuram em terceiro na lista de maiores registros de violações do Disque 100.

Denúncias

Quem quiser denunciar casos de violações de direitos humanos pode fazer anonimamente pelo Disque 100, que recebe ligações diariamente durante 24h, incluindo os fins de semana e feriados.

As denúncias podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Campanha

Todos os anos ao redor do mundo é realizada a campanha Junho Violeta. O mês foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O período 2020-2030 foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a década do envelhecimento saudável, para reforçar o debate sobre o assunto e o combate a agressões e tratamentos abusivos dentro e fora do ambiente familiar.

Um comentário:

  1. Realmente, o Brasil não é um assunto para amadores ou "formados" em faculdades de fundo de quintal e beira de estrada. Como absorver tanta hipocrisia, demagogia e deboche com os ignorantes, semi analfabetos e cabeças de bosta? Esses mesmos canalhas que defendem os bandidos e desprezam as vítimas estão a denunciar o quê? Pois os maiores agressores de idosos são justamente os clientes destes safados?

    ResponderExcluir