Cinco gatos foram encontrados mortos no bairro Banco Raso, em uma área verde próxima a prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia. Um sexto animal foi socorrido e está sob cuidados.
O caso aconteceu na quarta-feira (15) e os donos dos animais suspeitam que eles tenham sido envenenados. De acordo com o veterinário que atendeu o animal que sobreviveu, ele foi intoxicado com veneno do tipo chumbinho.
Segundo moradores da região, uma sacola com carne foi encontrada ao lado dos corpos dos bichinhos. Eles acreditam que os animais morreram após comer o alimento.
O dono de petshop e morador do bairro Luan Victor Nascimento ajudou a socorrer o único animal que sobreviveu após a ingestão do alimento suspeito.
"Quando cheguei aqui, os demais já estavam sem vida, só encontrei um debatendo e agonizando. Peguei, coloquei em uma caixa e levei para o veterinário", conta.
Ainda de acordo com o dono de pet shop, o médico veterinário que atendeu o gato confirmou o envenenamento por substância do tipo chumbinho.
Um dos gatos era o Galeguinho, bicho de estimação de Sr. Haroldo há quase cinco anos.
Os moradores estão fazendo um levantamento de quantos animais foram envenenados para levar o caso à polícia. Até então, foram contabilizados seis gatos, mas o número pode ser ainda maior.
"Quando abri a porta, o gato já caiu agonizando e babando. Quando vi, ele já estava morto dentro de casa", conta.
Envenenar animais é considerado crime de maus tratos e, quando é praticado com gatos e cachorros, a pena pode ser de dois a cinco anos de prisão. Além disso, o acusado pode ter que pagar uma multa e perder a guarda do animal envenenado, caso ele esteja sob sua tutela e tenha sobrevivido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário