quinta-feira, 23 de junho de 2022

Indígenas pedem justiça pelas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira e protestam contra marco temporal na BA

Um grupo de indígenas protestou em frente à Fundação Nacional do Índio (Funai), em Porto Seguro, no sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (23) e pediu justiça pelas mortes de Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira.

O ato faz parte de uma mobilização nacional para que os culpados pelas mortes do jornalista inglês e do indigenista sejam devidamente identificados e responsabilizados.

Os manifestantes também protestaram contra o marco temporal e pela demarcação das terras indígenas. No local, o grupo segurava cartazes com frases como: "não ao marco temporal", "demarcação já" e "fora Bolsonaro".

"Nós, povos indígenas, viemos apoiar a causa do servidores da Funai, de indigenistas e repórteres que fazem parte da causa indígena, e pedir justiça por essas barbaridades que estão acontecendo, como a morte de Dom e Bruno", disse Juari Pataxó em entrevista ao g1.

Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira desapareceram em 5 de junho, enquanto faziam uma viagem na terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas. Os restos mortais deles foram encontrados no dia 15 de junho, após um dos suspeitos confessar envolvimento.

Três homens já foram presos por terem participação no crime. De acordo com a Polícia Federal, outros cinco homens que ajudaram a enterrar os corpos de Bruno e Dom na mata foram identificados.

Segundo a perícia, Bruno foi atingido por três disparos, dois no tórax e um na cabeça. Já Dom foi baleado uma vez, no tórax. A embarcação usada pelos dois será periciada nesta quinta.

A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo. 

O funeral e a cremação do corpo de Dom Phillips vai acontecer no próximo domingo (26), no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conforme informações da família do jornalista britânico.

O que é o marco temporal?

Com o marco temporal, as etnias só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. A discussão põe ruralistas e povos originários em lados opostos. O governo Bolsonaro é favorável à tese.

No dia 2 de junho, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar da pauta de julgamentos do tribunal a continuidade do julgamento sobre a aplicação da tese do chamado marco temporal na demarcação de terras indígenas no país.

A retomada do julgamento estava prevista para 23 de junho e agora, com a decisão de Fux, não há nova data prevista.

O julgamento começou no ano passado. Até agora, dois ministros votaram: relator do caso, Luiz Edson Fachin se manifestou contra a aplicação do marco temporal; já o ministro Nunes Marques votou a favor.

A análise do tema, contudo, foi interrompida em 15 de setembro do ano passado em razão do pedido de vista — mais tempo para analisar o caso — apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes. Atualmente, há mais de 300 processos de demarcação de terras indígenas abertos no país.

25 comentários:

  1. se tem bicho de duas patas mais preguicoso que indio eu desconheco, eita povo que so quer beber cachaça e mamar nas tetas do governo, a propria policia disse que nao teve mandantes e sim rixa. Que indios da Bahia tem a ver com isso ?? o cara nem indio era, sabe-la se nao traficava tambem para as ONGS de la ?Que os bebedouros de cachaça daqui conhece de Marco Temporal?: cade o BABAU::?? encheu o rabo de dinheiro nas custas destes otarios e sumiu no Mapa, e largou estes ruela ai na merda, Tem tribos atualmente que ja plantam Soja esta ganhado ate 50 milhoes dividos por mil indios na aldeia, sera bom estes bebedouros da cachaça do sul da Bahia procurarem uma lavagem de roupa que e melhor

    ResponderExcluir
  2. "O ato faz parte de uma mobilização nacional para que os culpados pelas mortes do jornalista inglês e do indigenista sejam devidamente identificados e responsabilizados" (sic). ??????????????????? estes indios sabem ler:: ??? entao procurem saber

    ResponderExcluir
  3. Manifestação atrasada, apenas para aparecerem na mídia. Os criminosos já foram preso, faltando apenas a investigação, comprovar o que todos sabem: o envolvimento de traficantes no crime.

    ResponderExcluir
  4. Encontraram nos petralhas a parceria ideal. Ambos os grupos detestam trabalho e adoram se apossarem das propriedades alheias, desde que, todo o serviço já tenha sido executado, restando a eles apenas o desfrute.
    Estes preguiçosos possuem tanta terra e não sabem o que fazer. Destruíram a economia da região que abrange Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil, onde foram agraciados com 54.400 hectares de terras, antes muito produtivas, atualmente, até maxixe que nasce espontaneamente no meio das pastagens vem de outros municípios. Se o "stf" atender as reivindicações destes inimigos do trabalho, 99% da população brasileira terá que pedir refugio em outros países. Só quero ver a merda que restará ou se os bostéticos ainda ficarão deitados no esplêndido berço de cansanção, quebra-foice e quiabento.

    ResponderExcluir
  5. Essa ideia de protestos com certeza não parte dos princípios indígenas e sim de militantes políticos financiados por interesseiros e com suas cabeças de porcos e idealizações paranóicas .

    ResponderExcluir
  6. Minha porra… Esses indígenas temdispeito com eles mesmo,não suportam a funai e arma contra os frentes como aconteceu. Ass: SATANÁS

    ResponderExcluir
  7. Justiça não só para Bruno e Dom, mais também para tantos outros e outras que são assassinados de forma cruel e covarde.

    ResponderExcluir
  8. BOCADO DE IDIOTA, OS CARAS JA ESTÃO PRESOS

    ResponderExcluir
  9. É bom deixar claro que os assassinos são ligados ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

    ResponderExcluir
  10. Vão trabalhar povo desocupado.

    ResponderExcluir
  11. Bando de vagabundos, atrás do dinheiro do PT

    ResponderExcluir
  12. Ruma de preguiçosos, vão trabalhar que é melhor

    ResponderExcluir
  13. ñ adianta fazer protesto.logo logo todos esquecem. menos os familiares. olha Chico Mendes, já esqueceram. o mataram, um crime que o mundo todo se revoltou. e já caiu no esquecimento e os bandidos continuam cometendo os mesmos crimes. o assassinato de Chico ñ serviu de exemplo pra nada. fez foi piorar a situação da Amazonas.nós ñ sabemos cuida da nossa família. por que a Amazonas faz parte de nossa família. quando achamos alguém pra cuidar. mandamos logo eliminar mós. para ñ termos dor de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa colocação esse comentário. eu queria ler era mesmo as opiniões de Rosivaldo PInheiro, Gilson Nascimento e outros mentidos a intelectuais. por que eles só escrevem em, textos de blogs que pagam ou são amigos do blogueiro.queria até me indentificar, aqui no verdinho.mais deixarei quando os mesmos colocarem um comentário aqui com seus respectivos nomes. ô eles tem medo da reação dos internautas, quando o mesmo lerem o que eles pensam.

      Excluir
  14. Na minha opinião é só para aparecer ate porque já foram presos

    ResponderExcluir
  15. Não pera....índios burros do barai.....ainda bem que são a favor de Bolsonato e não querem o marco temporal....não sabem nem sobre o que protestam...

    Além de preguiçosos, são burros

    ResponderExcluir
  16. Se quer saber vão lá na jogada pra ver sé tem volta pra casa kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Vagabundos que não ajudam em nada a coletividade do pais

    ResponderExcluir
  18. Esses dois vagabundos que morreram,mexiam com muita gente, inclusive com fazendeiros e comerciantes locais, agora fica essa ruma de vagabundo vestidos de saia, a mando do pt fazendo baderna.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não foi esclarecido o que os dois "executados" estavam a fazer no interior da floresta em uma região infestada de traficantes de drogas e contrabandistas de minérios e outros bens. Toda a situação é muita estranha, carece de uma investigação mais aprofundada para evitar que os parasitas e bandidos esquerdopatas tentem transforma-los em "heróis" à brasileira. Neste país de merda, até o maior ladrão do planeta em todos os tempos foi descondenado para ser candidato do poder judiciário à presidência. O que é serio nesta república de bostéticos?

    ResponderExcluir
  20. Gente, a reportagem mexeu no xiqueiro do JAVALIS.

    ResponderExcluir
  21. interessante essa colocação. muitos se auto se denominam sabedores das coisas.colocam artigos do pensão e ñ do que o povo pensa.sempre digitando com um dicionário nas mãos fica tudo mais fácil. ñ sei da onde eles acham que estão contribuindo com a população.

    ResponderExcluir
  22. ISSO É UM ATO POLÍTICO ORIENTADO PELO PT. VAMOS FAZER UM ATO PELAS FAMILIAS QUE PERDERAM SUAS ROÇAS EM BUERAREMA. INVADIDAS POR "INDIOS" MILITANTES DE ESQUERDA. ISSO É UM ATO POLÍTICO ORIENTADO PELO PT.

    VAMOS FAZER UM ATO PELAS FAMILIAS QUE PERDERAM SUAS ROÇAS EM BUERAREMA. INVADIDAS POR "INDIOS" MILITANTES DE ESQUERDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem famoso de BUERAREMA ( MACUCO) é o cacique BABAU.
      Os radicais de direita ( sonegadores de impostos, fraudadores da Previdência, ICMS, ISS, IPTU,) defensores do esquema das RACHADINHAS, se lascaram votando no BOZO.

      Excluir
    2. Os JAVALIS ( direitistas rancorosos ) estão alucinados.
      Só postam textos de violência.
      Xou CAITITUS.

      Excluir