quinta-feira, 2 de junho de 2022

Reajuste de planos de saúde individuais pode ficar acima de 40%, diz estudo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou na última quinta-feira (26) o reajuste de planos de saúde individuais e familiares em até 15,5%, taxa recorde desde 2000. O aumento das mensalidades, no entanto, pode superar 40% para os clientes dos convênios médicos. Isso ocorre porque, além do reajuste anual, as operadoras são autorizadas a elevar as mensalidades quando há transição de faixa etária – o último aumento possível é aos 59 anos.

O cálculo foi feito pela equipe de cientistas liderada por Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e blogueiro do Estadão, e por Lígia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O grupo se baseou em dados da ANS, que pela primeira vez divulgou valores comerciais dos convênios e operadoras. O levantamento foi publicado no blog Política&Saúde.

A média calculada com base em 3,5 mil planos, de 468 operadores, aponta que a alta nos preços pode chegar a 43,1% para aqueles que “migraram” da faixa etária de 54 a 58 anos para a de 59 anos ou mais – aplicável para os clientes que completam 59 até abril do ano que vem. 

Pelas regras da ANS, são dez grupos etários, cuja transição dá direito à operadora de subir o preço. Já para crianças e adolescentes, o reajuste é de 15,5%. Para os outros sete grupos de idade, as taxas variam entre 25,3% (34 a 38 anos) e 43,1% (59 anos ou mais).

Os planos individuais correspondem a aproximadamente 20% do total de contratos firmados com as operadoras da saúde suplementar. Os planos coletivos – contratados por associações, sindicatos, empresas, entre outros – podem ser negociados diretamente e não estão sob controle da ANS.

6 comentários:

  1. COM ESSE PRESIDENTE VAGABUNDO NAODA MELHORA. AS COISAS SÓ AUMENTA E OS IDIOTAS ESPERANDO AS COISAS MELHORAR. ELEGE ELE DINOVO PRA VOCES MORREREM DE FOME .

    ResponderExcluir
  2. O PAÍS ESTÁ A DERIVA,
    PRA OS MAURICINHOS DA VIDA QUE NUNCA COMPRARAM UM TERRENO E NUNCA CONSTRUÍRAM UMA CASA SEMPRE VIVERAM A MAIOR PARTE DOS PAIS,
    AÍ BOZO TÁ BOM,
    AGORA TRABALHADOR, QUE TA PAGANDO ÓLEO DE SOJA DE 12 REAIS, FEIJÃO CARO, CARNE NEM SE FALA, AÍ EU QUERO VER,VOTAR NESSA MISERÁVEL.
    SALÁRIO AUMENTA 5% O RESTO E 15%,30%,40%ESSE VEIO PRA FUDER O PAÍS .
    VAI POBRE PRA MOTOCIATAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda querem decretar estado de calamidade pública, ou seja, cofres abertos para todos eles! Já era pra ti Bolsonaro. Olhe que votei em vc!

      Excluir
  3. LULA vai ter que ter muito jogo político, para poder suoerar as merdas e rombos deixados pelo desgoverno do "bozo"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bostanaro,acabou com o país,ficam um bando de idiotas, alienados,gados comedores de capim, apoiando um merda desse. Fora Bostanaro!

      Excluir
  4. Mentira verdinho....irá ficar entre 8 a 10%...
    Para de mentir só um pouco....

    ResponderExcluir