terça-feira, 21 de junho de 2022

Rússia ameaça Lituânia por sanções em enclave de Kaliningrado

A Rússia ameaçou nesta segunda-feira, 20, retaliar as restrições “hostis” da Lituânia ao trânsito ferroviário para o enclave russo de Kaliningrado, no Mar Báltico, causando preocupação na União Europeia. A cidade fica na Europa, fora do território continental russo, entre a Polônia e a Lituânia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que convocou o embaixador do bloco em Moscou e pediu que o trânsito pela região seja restaurado “imediatamente” e prometeu retaliar se a situação não melhorar.

Os comentários causaram preocupação na União Europeia, que respondeu dizendo que a Lituânia está apenas cumprindo as sanções previstas pelo bloco contra a Rússia. De acordo com o líder da política externa da UE, Josep Borrell, o Kremlin está tentando vender uma narrativa diferente da verdadeira e confirmou que irá verificar se todas as regras estão sendo seguidas.

“Estou sempre preocupado com retaliações russas. Não há bloqueio. O trânsito terrestre entre Kaliningrado e outras partes da Rússia não foi proibido. Em segundo lugar, o trânsito de pessoas e bens não sancionados continua em vigor. Em terceiro lugar, a Lituânia não tomou quaisquer restrições nacionais unilaterais”, disse, confirmando que o bloco está em situação de precaução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário