sexta-feira, 29 de julho de 2022

MPT-BA instaura inquérito contra empregador que manteve 20 trabalhadores em situação análoga à escravidão na BA

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) instaurou um inquérito contra um empregador que manteve 20 trabalhadores a condições de trabalho análogas à de escravos. O caso aconteceu em uma fazenda de colheita de café, na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia.

O resgate aconteceu no dia 11 de julho e fez parte da Operação Resgate 2, ação conjunta que reuniu diversos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão, resgatou 337 trabalhadores neste mês, em vários estados do Brasil.

De acordo com o MPT, uma audiência foi marcada com o empregador, mas o homem, identificado como Alberto Juramar Lemos Andrade, não compareceu. O órgão avalia a possibilidade de ajuizar ação judicial para cobrança de verbas rescisórias e indenizações.

Foi inspecionado um estabelecimento rural denominado "Fazenda Gaviãozinho". Ao todo foram entrevistados cerca de 100 trabalhadores, sendo que a grande maioria fazia atividade de colheita manual de café. A imagem acima é meramente ilustrativa. 

O MPT informou que todos os funcionários que faziam a colheita estavam sem registro do contrato de trabalho. Além da ausência do documento, foram identificadas outras irregularidades, sendo a mais grave delas a submissão de 20 trabalhadores a condições de trabalho análogas à de escravo.

2 comentários:

  1. Pior os pastores evangélicos faz

    ResponderExcluir
  2. Pênalty está msm coisa vergonha cadê ministério público,nós Ja trabalhar 9 hora durante semana para folga no sábado ele tá obrigando nós e si não ele bota fora 😡 ALO MINISTÉRIO PÚBLICO

    ResponderExcluir