sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Justiça nega realização de cirurgia bariátrica para adolescente com obesidade mórbida

A Justiça baiana negou um pedido de realização de cirurgia bariátrica de um adolescente de 15 anos, que sofre com baixa autoestima e nem frequenta mais a escola por vergonha do próprio corpo. O pedido feito pela família na Justiça visa salvar a vida do garoto, que precisa realizar a cirurgia bariátrica, por ter sido diagnosticado com obesidade mórbida e demais comorbidades. 

A ação visa obrigar o plano de saúde Amil a custear a operação no Hospital Santa Amaro, em Salvador. Entretanto, na última terça-feira (16), a juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, da 14ª vara de Relações de Consumo de Salvador, não acatou o pedido de internação do jovem, apesar de haver um parecer favorável ao procedimento emitido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo a mãe do jovem, desde dezembro de 2021, eles travam uma batalha na Justiça para salvar a vida do adolescente. O plano tem se recusado a realizar o procedimento, mesmo com diagnóstico de síndrome de apneia, osteoartroses em coluna, joelhos, pés e tornozelos, hidronefrose e colecistolitíase.

No parecer, o MP pediu aumento da multa contra o plano por descumprimento de uma decisão liminar, que determina o tratamento de um paciente obeso. Conforme aponta o MP-BA, a assistência médica chegou a autorizar o tratamento de obesidade da criança, contudo em um hospital que não realiza o tratamento na modalidade que o paciente necessita, de acordo com os relatórios médicos prescritos: através da internação para tratamento multidisciplinar.

“A unidade escolhida para o tratamento foi a Fundação José Silveira - Hospital Santo Amaro - que dispõe de apenas dois tipos de tratamento para a obesidade: o cirúrgico e o ambulatorial, ambos dissonantes da prescrição médica recebida pelo autor. O nosocômio indicado pelo réu somente realiza a internação de pacientes obesos pelo curtíssimo período de, no máximo, 72h, e mesmo assim se o paciente estiver em descontrole glicêmico ou pressórico. Após esse período de horas de internamento, será o paciente encaminhado para o tratamento ambulatorial”, alega a parte autora do processo envolvendo o caso do paciente.

Em razão disso, o MP-BA considerou que a assistência médica, “efetivamente vem descumprindo a decisão liminar que determinou o custeio, pela Amil Assistência Médica Internacional S/A, da internação da autora em clínica de tratamento de obesidade mórbida, tal qual prescrito pelo médico assistente, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, limitada a R$ 30 mil”, diz o documento assinado pelo promotor de Justiça Artur Ferrari de Almeida, no último dia 14 de junho.

“Em face do exposto, manifesta-se o MP-BA pelo aumento do valor fixado a título de multa diária, bem como pela adoção de outras medidas coercitivas por esse Juízo, a fim de que seja finalmente cumprida a decisão”, solicitou o órgão. A ação foi assinada pela advogada Candice Santana Fernandes.

11 comentários:

  1. Qual o salário de um juiz, cinquenta, cem mil reais? Quantos salários por recebe por ano? Quantas férias por ano? Possui plano de saúde integral para si e toda a família pago pelos miseráveis famintos? Tem todas as despesas pagas pelos desesperados e desamparados? O que é igualdade de classes? O que é democracia? O que insensibilidade? O que é crueldade?
    Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, ...
    O Brasil um dia já foi um país e o povo era mais humano.

    ResponderExcluir
  2. Agora pra travestis mudar de sexo e na hora,
    Pensem bem antes de votar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falou a verdade. Segundo a mídia esquerdista, uma criança de 3 ou 4 anos de idade, já pode decidir ser travesti, homossexual e tudo mais...

      Excluir
    2. Verdade, um verdadeiro absurdo essa negativa, coitado do adolescente ... A família poderia fazer uma “vaquinha” ...

      Excluir
  3. Lamentável! Uma inversão de valores no Brasil. Aqui o poste faz xixi no cachorro, a pipa empina o menino, ladrão tem direitos humanos, o cidadão de bem é marginalizado. Uma constituição bonita no papel e cruel na prática.

    ResponderExcluir
  4. A justiça foi feita.
    Agente fica Atônito com certos resultados, mais é justiça, fazer o que, está julgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é rico, um petralha sem caráter e sem cérebro ou um adorador do Rabudo. Cruz credo!

      Excluir
    2. Interessante que, recentemente, alguns safados demagogos assinaram cartinha e fizeram manifestação a favor de uma suposta democracia por mamata de verba pública. Aqui na região, alguns pesos mortos tentaram aparecer na mídia jabazeira fazendo passeata com uma meia dúzia de bostéticos sem importância. Daí surge a pergunta: Por que diante de uma situação tão cruel esses pseudo democratas não vem à tona para protestar a favor da vida deste garoto? Fica claro que, todo pseudo comunista é na verdade um bandido petralha fazendo campanha para o chefe da quadrilha, o Molusco Ladrão, o Gatuno do furico galhudo!

      Excluir
  5. Você das 18:08 do dia 19, entenda, Essa foi minha fora de criticar o trabalho da justiça, não sou rico e sim sou da classe miserável mesmo, empreguei a palavra: Atônito com o resultado final do julgado. Quer dizer que ficamos tontos com o resultado para uma pessoa que está precisando. Ok
    Haveria de ser um resultado mais satisfatório abrangendo a necessidade da pessoa em pauta.

    ResponderExcluir
  6. Desnecessário. É só mãe mandar ele comer alface e emagrece. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coma linguiçaa e ovos durante um ano, depois tente emagrecer por conta própria. Você jamais vai conseguir ficar sem sentar no rolete e lidar com os ovos.

      Excluir