A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia aprendeu dez pássaros silvestres em uma ação de combate a crimes contra o meio ambiente em Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, Oeste baiano. Até a manhã desta segunda-feira (08), o responsável pelas aves não havia sido encontrado.
O fato ocorreu no último sábado (06), quando os policiais faziam fiscalização na altura do km 776 e avistaram aves silvestres em uma bancada às margens da rodovia, que eram mantidas presas, sem autorização do órgão ambiental.
Havia espécies como azulão, papa-capim, cardeal e bigodinho. Os pássaros, então, foram resgatados e encaminhados para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A PRF adverte que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. Conhecida como Lei de Crimes Ambientais, a Lei 9.605/98 prevê infrações, penalidades e sanções a todos que causem dano ou prejuízo aos elementos que compõem o meio ambiente, ou seja, a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural brasileiro.
As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário