quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Maioria que descarta Lula e Bolsonaro escolhe petista no 2º turno

A maioria dos eleitores que não pretende votar em Jair Bolsonaro (PL) nem em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições diz que, no segundo turno, vai optar pelo petista ou anular o voto, aponta pesquisa Datafolha feita na última semana.

O levantamento indica que 37% dos que descartam os dois principais candidatos devem acabar escolhendo o ex-presidente na segunda rodada das urnas, enquanto 36% devem apertar branco ou nulo. Outros 22% dizem que irão migrar para Bolsonaro, e 5% não sabem.

O grupo que foge da polarização equivale a um quinto do eleitorado e deve decidir o resultado do pleito em outubro. Ele é formado principalmente pelos apoiadores de Ciro Gomes, do PDT (35%), pelos que não votariam em ninguém (31%) e pelos adeptos de Simone Tebet, do MDB (10%).

Esse público, no geral mais indeciso, é representado por uma amostra de 1.309 das 5.744 pessoas entrevistadas pelo instituto entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro entre elas é de três pontos percentuais para mais ou para menos, superior aos dois pontos no total.

A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 09404/2022.

Se forem consideradas as intenções de voto no segundo turno em geral, Lula tem 54%, Bolsonaro registra 37% e brancos e nulos são muito inferiores: 8%.

A maior migração de votos para Lula do que para Bolsonaro na hora da decisão pode ser um reflexo de outra pergunta feita pelo Datafolha aos eleitores: a maioria respondeu considerar que o petista é o candidato mais preparado para lidar com diferentes problemas do país.

A opinião é compartilhada até por alguns apoiadores de outros candidatos -54%, por exemplo, acham que o ex-presidente tem mais capacidade de conter a pobreza, impulsionados por 10% dos eleitores de Bolsonaro. Do lado contrário, só 1% dos lulistas citam Bolsonaro.

No caso do combate à fome, o volume de eleitores de Ciro que acham Lula mais preparado chega a 39%. O petista também é visto como mais apto para atuar nas áreas de saúde, educação, desemprego, ambiente e crescimento econômico.

Entre os sete desafios pesquisados, Bolsonaro só se aproxima mais do petista quando os eleitores são questionados sobre a educação. Para 43%, Lula tem mais preparo para cuidar da área, ante 29% que consideram o atual mandatário o mais indicado para a tarefa.

O grupo que não pretende votar nos dois principais candidatos no primeiro turno também avalia pior o desempenho do governo Bolsonaro nos últimos quase quatro anos.

Só 12% o acham bom ou ótimo, contra 30% do total. Outros 40% dizem que a gestão é regular (contra 26%) e 46% a veem como ruim ou péssima (índice próximo dos 43% em geral).

Eles são ainda mais pessimistas na economia. Apenas 33% acreditam que a situação do país vai melhorar nos próximos meses, considerando que no total essa parcela atinge 48%. Os que acham que vai piorar, por outro lado, somam 26% (contra 18%) e os que acham que vai continuar como está, 34% (contra 28%).

Outro recorte da última rodada do Datafolha mostra que um quinto dos eleitores que elegeram o presidente no segundo turno de 2018 agora deve migrar para Lula no primeiro turno. Os ex-apoiadores de Bolsonaro que se arrependeram são 19%.

Considerando o caminho inverso, porém, apenas 3% das pessoas que votaram no candidato do PT nas últimas eleições, Fernando Haddad, mudaram de lado e em outubro vão optar por reeleger o atual mandatário.

Já entre os que votaram em branco ou nulo na ocasião, 37% agora querem Lula no poder e 35% continuarão sem escolher um candidato. Outros 10% pretendem escolher Ciro e apenas 6%, Bolsonaro.

53 comentários:

  1. Não vai ter segundo turno pois Bolsonaro ganhará está eleição com grande vantagem de votos no 1 turno , acorda equipe do verdinho será que vcs não ver que estas pesquisas são mentirosas.

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro ganha no primeiro turno já era petezada

    ResponderExcluir
  3. Que piada engraçada. Kkkkkk pesquisa encomendada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até ele ja sabe que vai perder pro ladrão,, então já tá tentando mudar a lei pra ficar direto vom foro privilegiado,. Pilantra. Vai comer cadeia igual o ladrão.

      Excluir
  4. Duas MERDAS FROXONARO o mentiroso e Lula o ladrão.
    Boxo o ladrão de gasolina. Lula o ladrão da Petrobrás.

    ResponderExcluir
  5. Mentira da peste kkkk primeiro turno Bolsonaro

    ResponderExcluir
  6. Será que o atual Presidente do Brasil, conseguirá manter os últimos votos que lhe garantiram ser eleito?
    Será que ao longo do seu mandato de Presidente, ele fez e têm feito pôr merecer no mínimo, a garantia dos votos que obteve na última eleição!?
    Sinceramente, ele tá mais para perder os votos que obteve, ou mais para ganhar novos/novas eleitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 56% garantidos e mais os votos dos jovens estudantes.

      Excluir
  7. Grande pida conto de fadas

    ResponderExcluir
  8. Acorda turma do miliciano bozo. O sonho de vcs vai se tornar um pesadelo.

    ResponderExcluir
  9. É 22 e CONFIRMA, PT NUNCA MAIS!!!!

    ResponderExcluir
  10. O PT deixou o brasil parado em 2014 2015 isso inguem lembra....22 neles

    ResponderExcluir
  11. Bolsonaro no primeiro turno. 22

    ResponderExcluir
  12. Data folha, verdinho??? vcs estão de brincadeira, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bolsonaro ganha no primeiro e no segundo turno ctz!!! para que ta feio.

    ResponderExcluir
  13. Sangue de Cristo tem poder PT NUNCA SAI PRA LA CARNIÇA

    ResponderExcluir
  14. Data Folha e verdinho farinha do mesmo saco esquerdistas deveriam mudar pra Cuba ou pra Venezuela

    ResponderExcluir
  15. Venezuela destruição,Argentina destruição ,Colômbia entrando,Bolívia entrando,elegam a esquerda que o Brasil será o próximo a ir pra vala .

    ResponderExcluir
  16. Aqui na minha família somos BOLSONARO

    ResponderExcluir
  17. BOLSONARO REELEITO, DEUS É JUSTO

    ResponderExcluir
  18. E isso é uma vergonha total para o Brasil, veja a cabeça desse povo, preferem colocar um ladrão, vagabundo, corrupto, socialista e comunista no poder, um cara que já acabou com o país e com as instituições, só porque não gosta simplesmente da outra pessoa, não digo governo, mas pessoa, isso já é algo pessoal, não diz respeito a trabalho, simplesmente o brasil merece ser uma venezuela, uma cuba ou uma argentina da vida mesmo, salvando uns, só tem gente ruim nesse país.

    ResponderExcluir
  19. BOLSONARO 2022, esquerda que vá pra casa do crlh, se acharem ruim, saiam do país, a argentina é logo ali, venezuela é logo ali, cuba é logo ali, se for por falta de adeus, TCHAU!

    ResponderExcluir
  20. Lula no primeiro turno com certeza e isso é o pesadelo do Bozo kkkkkk

    ResponderExcluir
  21. É Bolsonaro 17 no primeiro turno

    ResponderExcluir
  22. À entrevista do ciro ontem foi um farol em meio ao mar de mentiras ciro se mostrou conhecedor e capaz de mudar o Brasil à entrevista de ontem me levou à assistir à sabatina do roda viva com o ciro e conhecer mais afundo o seu projeto e confesso quê gastei muito acabou me convencendo á sair dá polarização do doido e o ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com contigo,este mentiroso que está levou a população a ter respeito por ela própria,um covarde que suas mentiras faz que ele mesmo acredite que é verdade,e diante delas fica mudando de foco,as bostas que falou é mesmo conteúdo das suas metas,não vejo nele,o outro vem de salvador da pátria,infelizmente temos uma população que só vê o candidato e não as propostas,espero que Ciro venha a surpreender.

      Excluir
    2. Da mesma forma que mudou o Ceará, kkkkkkk

      Excluir
  23. os 03 últimos comentários são da mesma pessoa. kkkkkkkkkkkk um burrinho de 16 anos que vai votar esse ano...os que só querem oba oba e tomar litrão na kenedy!!! PT nunca mais na vida .. BOLSONARO é 22

    ResponderExcluir
  24. DUVIDOOOOOOOOO KKKKKKKKKKKKKKK TEM PETISTA Q VOTA EM BOLSONARO COM MEDO DO CONTROLE SOCIAL.

    ResponderExcluir
  25. Ora, a veracidade das pesquisas executadas pelo "datafôia", aquele mesmo "instituto" pertencente à "Rede Esgoto", o qual, nas eleições de 2018 garantia a derrota do então candidato Jair Messias Bolsonaro para todos os adversários, inclusive para aqueles que não tiveram sequer 1% dos votos. Causa estranheza e desconfiança a qualquer indivíduo com alguma capacidade de observação e raciocínio lógico, o sumiço da população de "cem milhões de eleitores" que, segundo o dito "instituto", irão votar no Molusco Ladrão. Recentemente, o Ladrão candidato e sua quadrilha, fez um comício no Vale do Anhangabaú na cidade de São Paulo, local muito frequentado, e não reuniu 5.000 (cinco mil) apoiadores do malandro.
    Na contramão de todos os resultados apresentados nas montagens, os eventos comandados pelo presidente Jair Bolsonaro, até mesmo os mais simples e sem prévia organização, contam pelo menos 15.000 a 20.000 participantes, em todos os locais do país. Como explicar tamanha distorção?
    Onde se escondem os eleitores do Molusco Ladrão? Por que se escondem? Por que não andam nas ruas? Por que não utilizam as redes sociais?
    Pesquisas divulgadas diariamente com números cada vez mais "Fantásticos" e fantasiosos, mas nunca apresentam a multidão de eleitores. Estranho? Não. Tudo que envolve a Ratazana de nove patas é uma FARSA!

    ResponderExcluir
  26. Bolsonaro ganha tranquilo

    ResponderExcluir
  27. O problema do País e do Mundo ao meu ver são os adulto mal formado. O presidente a se escolher é o menor dos nossos problemas, agora óbvio que tem alguns que fora de cogitação a si votar.

    ResponderExcluir
  28. Como estão os cometários,colocando o nome de Deus,quanta hipocrisia,tudo passa ,mas Deus é eterno,são mesmo uns sem noção.

    ResponderExcluir
  29. Verdinho tem fã de carteirinha do LULADRÃO.
    O William BOSTA fez questão de enfatizar bem se Bolsonaro não entraria em questão, caso o bandido ganhe. Deu entender que a FRAUDE vai rolar solto.
    E é como ele disse, SE TUDO ACONTECER LEGALMENTE ELE NÃO FARÁ NADA mas, tudo leva a crer que o GOLPE É CERTO.

    ResponderExcluir
  30. Pt é uma pohaaa, bagulho é Bolsonaro na cabeça

    ResponderExcluir
  31. Data bosta se lascou em 2018 é vai se lascar dnovo kkkk

    ResponderExcluir
  32. Na pesquisa falei q voto em lula kkkķkkk medo dos petistas sou bozo desde pequeno kkkkk

    ResponderExcluir
  33. Trabalho no governo acha que vou falar q voto no mito kkkkkkk

    ResponderExcluir
  34. Pare de fazer campanha verdinho, dando cartaz a ladrão e corrupto, ai vocês perdem a credibilidade.

    ResponderExcluir
  35. Bolsonaro vai ganhar de lapada!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. LULA NÃO VENCE AS ELEIÇOES,QUEM GANHA É BOLSONARO COM DIIFERENÇA POUCA DE VOTO,MAIS VENCE

    ResponderExcluir
  37. Acordam Bozonaros, já sabemos que o próximo presidente é LULA!!!
    Fora Bozonaro!!!!
    LULA é 13 !!!!

    ResponderExcluir
  38. Jair Messias Bolsonaro, aperte (22)

    ResponderExcluir
  39. Só nas respostas ja sabe quem ganha né kkkkkk é o mito 22

    ResponderExcluir