quarta-feira, 3 de agosto de 2022

‘Nova classe C’ perdeu terreno e ficou para trás, diz economista

Um dos principais especialistas no fenômeno que ficou conhecido como ascensão da classe C, o economista Marcelo Neri diz que a classe média de hoje tem um novo perfil em relação aos governos petistas: ela é mais sofrida. 

Segundo o diretor da FGV Social, o quadro socioeconômico que alavancou esse público nos anos 2000 era composto por três fatores principais: avanço da economia; crescimento da renda acima do PIB (Produto Interno Bruto) e redução contínua da desigualdade.

No entanto, todos esses efeitos duraram até 2014 e foram revertidos. “A desigualdade aumentou, o crescimento caiu e invertemos essa equação”, diz Neri, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Na visão dele, o conceito de classe média atualmente está mais próximo da classe média tradicional, que ascendeu no início da década de 1970. Nesse período, que ficou conhecido como milagre econômico, o Brasil teve altas taxas de crescimento, mas com uma escalada da desigualdade. 

“Talvez tenhamos perdido aquele elemento de nova classe média, dos primeiros [a acessar certos itens de consumo]. Eu diria que hoje é uma tendência mais de conservadorismo, uma apologia da época do milagre econômico”, afirma.

8 comentários:

  1. E tem gente achando que está bom... Pobre de direita é como o escravo que luta pelo direito de ser chicoteado. Está havendo polarização das classes, sobrará poucos muito ricos e muitos muito pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses petistas não se emendam. São idiotas ou desonestos. Basta comparar a situação econômica do Brasil com o resto do mundo. São adoradores de ladråo esses comedores de pão com mortadela.

      Excluir
  2. Você acha que quando se fala em direitos iguais, seria todo mundo rico? Acorda maluco, porque com a esquerda, além de 90% ficarem pobres, perde a liberdade. Só os políticos vão ter dinheiro e liberdade de ir e vir, e sempre te ferrando. Vocês acham que com a esquerda no poder igual a Cuba, vai ter negros e gays fazendo o que querem ? Mais uma vez, acorda enquanto pode, porque depois adeus saudade.

    ResponderExcluir
  3. Mais golpes das elites e mais Bolsonaro, para pobre aprender que a direita governa para as classes ricas. Falam em deus, em comunismo, em família, em corrupção, em valores morais e os idiotas acreditam. kkkkkk. FODAM-SE QUEM VOTA EM BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  4. POBRE TEM ORGULHO DE SER CAPACHO PARA RICOS, DEFENDEM O DIREITO DE CONTINUAREM A SER POBRES.

    ResponderExcluir
  5. A classe que dominam o país usam os meios de comunicação e as igrejas com pautas morais, que eles não têm , para garantirem que o pobre não se rebelem.

    ResponderExcluir
  6. O pobre no Brasil acha que vai ser rico e ter uma vida confortável mas, isso é só para alguns privilegiados, o restante vão morrer sonhando. Hoje não podem nem comprar carne.

    ResponderExcluir
  7. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Quando o pobre teve uma condição melhor, convenceram os incautos que eles viviam sob a ameaça do comunismo e pautas morais de gaysificação do país. Gays sempre existiram e existirão, não há o que ser feito, até o filho de Edir Macedo é.

    ResponderExcluir