terça-feira, 23 de agosto de 2022

Prefeitura de Itabuna já vacinou 11 mil cães e gatos contra a raiva

A Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de  Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna já vacinou 11 mil animais domésticos na zona rural e urbana contra a raiva. Nesta terça-feira, dia  23, a vacinação alcançou cães e gatos na Praça dos Capuchinhos, Bairro da Conceição, simultaneamente, com as praças do Vila Anália, do Jardim Primavera e do Antique. 

Na segunda-feira, as equipes de vacinadores atuaram nos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro e Urbis IV. A expectativa da DCZ é que 21 mil animais sejam imunizados contra a doença até o final da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica no próximo dia 17 de setembro. 

A raiva é transmitida pelo Lyssavirus e pode levar o animal à morte em até 10 dias. “A doença é transmitida pela mordedura ou arranhadura de animais contaminados. É importante lembrar que os sintomas principais são alterações neurológicas, salivação excessiva, etc.”, alertou a coordenadora da Diretoria de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima dos Santos. 

Ela orientou as pessoas que, em caso de ataque de um cão ou gato com raiva, procure uma Unidade de Saúde para receber os cuidados necessários.

No dia 10 de setembro, vai acontecer o Dia D de Vacinação Antirrábica, que será centralizado na Praça Olinto Leone, no centro da cidade. “Será mais uma oportunidade para quem não levou os animais para tomar a vacina”, disse Ellen Gleicer.

Há 14 anos  que Itabuna não registra casos de raiva. No entanto, é fundamental a adesão à campanha. “O último relato na Bahia foi em 2017, no município de Paramirim, na zona oeste, nas proximidades de Brumado. Neste ano, foram registradas mortes de humanos no Distrito Federal e  em Minas Gerais”, afirmou. 

A dona  de casa Clailde Alcântara levou o gato para vacina e ficou mais tranquila porque não precisou se deslocar com o bicho de estimação do bairro onde mora. “Gostei dessa iniciativa, aqui na praça, porque eu já estava preocupada em levar ele para longe”, disse.  

A campanha também foi uma oportunidade para dona Simone Correia vacinar a cadelinha Meg da raça Chow-Chow. “Sempre vacinamos ela, porque sabemos dos riscos dessa doença”, disse a dona de casa. Na campanha, podem ser vacinados animais a partir dos três anos de idade.

7 comentários:

  1. É bom a campanha de vacinação ir nos condomínios,tem muitos gatos e cachorros por lá ,e fica difícil levar prós locais de vacinação porque nem todos tem carros para levar os animais
    É só marcar o dia que vão passar e os moradores já ficam esperando,só colocarem um carro de som falando os dias que estarão em cada condomínio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No bairro santo Antônio aqui ainda tem animal sem vasina

      Excluir
  2. No bairro santo Antônio Aida tei animal sem vacina

    ResponderExcluir
  3. Boso 🤡 tem que tomar essa vacina da raiva também, pq ele quase infartou na frete de Wilian Bonner!

    ResponderExcluir
  4. No Conceição ficou um monte de animais sem vacinar pq os donos estavam no trabalho e não sabiam da vacinação. Colocaram em 1 ponto do bairro sendo que o bairro é grande e na área próximo ao posto possui muito cães de grande porte. Sem contar os idosos que tem dificuldade de locomoção. Campanha muito fraca a deste ano. Não teve aviso por parte dos agentes de saúde, foi feito as precas mudou o local. Mudou o dia pois antes era no sábado dia que contribuía para uma melhor campanha devido as pessoas em sua maioria estarem em descanso. Faltou a coordenação pensar nisso. Foi um fracasso está campanha.

    ResponderExcluir
  5. ASSIM COMO AS VACINAS,A PREFEITURA TEM QUE GARANTIR QUE SE CUMPRA A LEI DE USO DE FOCINHEIRA,
    QUEM NÃO CRIA CÃO NÃO PODE FICAR SUJEITO SER MORDIDO POR ESSES,
    QUEM TEM ESSE DA FOTO POR EXEMPLO,CHOW CHOW SABE QUE ESSE É TEMPERAMENTAL, O MÍNIMO QUE ESSA SENHORA TERIA ERA RESPONSABILIDADE.
    MAS NO CU FOS OUTROS E REFRESCO

    ResponderExcluir
  6. Tem muito gato sem dono nas ruas. Não tem um projeto pra resolver vacinar esses também?

    ResponderExcluir