terça-feira, 20 de setembro de 2022

Metade dos brasileiros já sofreu de esgotamento mental, diz pesquisa

Metade dos brasileiros já viveu uma situação de esgotamento mental por mais de um dia seguido ou conhece alguém dentro de casa que enfrentou a situação, segundo revela a pesquisa Datafolha Saúde Mental dos Brasileiros 2022. As mulheres são maioria no grupo, representando 57% dos entrevistados que declararam ter passado por momentos de estresse extremo.

Encomendada pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), a pesquisa faz parte da Campanha Bem Me Quer, Bem Me Quero: Cuidar da Saúde Mental é um Exercício Diário, que marca as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à saúde mental e à prevenção do suicídio.

As entrevistas foram feitas entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano, com 2.098 entrevistas presenciais com pessoas de 16 anos ou mais, residentes em 130 municípios das cinco regiões do país.

Cerca de 53% dos participantes responderam que passaram por um período de cansaço e desequilíbrio emocional, que foi seguido por uma sensação de desgaste físico e mental que perdurou por mais de um dia, ou declararam conviver com alguém que sentiu isso.

O psiquiatra Fernando Fernandes, médico parceiro da Abrata, chama atenção para o estado da saúde mental dos adultos jovens. Na faixa etária entre 16 a 24 anos, 63% vivenciaram situações de estresse e cansaço por mais de um dia.

“O mais recente retrato da saúde mental do brasileiro revela percepção de esgotamento e sofrimento emocional. É preciso olhar para os motivos, mas também propor medidas para mudar esse cenário”, avalia Fernandes.


Pandemia da Covid-19

Oito em cada dez brasileiros afirmaram que os momentos de angústia e ansiedade se intensificaram durante os últimos dois anos e meio, na pandemia da Covid-19, comparado com períodos anteriores.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário