sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Obras de ampliação do abastecimento de água em Itabuna segue em ritmo acelerado

Homens e máquinas trabalham na ampliação do sistema de água de Itabuna. (Foto: Pedro Augusto)

As obras de projeto Mais Água para a Cidade, de ampliação do sistema de abastecimento de água de Itabuna, estão em ritmo acelerado. Os trabalhos foram iniciados no dia 11 de agosto e já foram implantados 700 metros de rede adutora e 500 metros de rede de distribuição entres os bairros Jaçanã e Novo Jaçanã.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, o projeto Mais Água para a Cidade é o maior investimento em saneamento da história da cidade e depois de concluído vai solucionar em mais de 80 por cento o problema do fornecimento de água de Itabuna.

Projeto Mais Água para a Cidade será concluído em 18 meses. (Foto: Pedro Augusto)

“A execução do trabalho está dentro do cronograma pré-estabelecido, é uma obra com previsão de ser finalizada em 18 meses, temos dentro do canteiro 90 por cento de todo o material que será utilizado no projeto e conforme o planejado vamos concluir no prazo previsto”, afirma Raymundo.

Já o prefeito Augusto Castro lembra que essa é uma das mais importantes obras para a cidade. “Desde que a empresa saiu das mãos do Governo do Estado e passou para o município, na década de 1980, as pessoas já sofriam com a falta de água. Gestões passadas realizaram obras pontuais, porém, o que estamos realizando vai eliminar o abastecimento intermitente e as pessoas terão agua em suas torneiras todos os dias”, garante Castro.


O Projeto

A execução da obra é da empresa C&R Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório. O projeto consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a instalação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Nessa primeira fase da obra estão sendo investidos pouco mais de R$ 17 milhões. Em um segundo momento, haverá a implantação de dois grandes reservatórios com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, respectivamente.

6 comentários:

  1. Falta de água tbm nos do bairro João soares estamos a muitos dias sem água que política e essa como podemos confiar nos políticos do prefeito com Itabuna sem água sem ônibus ruas cheia de buracos sim pois ele só arruma principais. As travessais fica cheia de buracos

    ResponderExcluir
  2. Calma, muita calma povão "taboqueano". Logo vocês terão muita água oriunda do "esgotão cachoeirão" nas torneiras. Daí não poderão mais reclamar das contas de água e esgoto, pois o produto virá perfeitamente concentrado e devidamente misturado.

    ResponderExcluir
  3. veja se resolve o problema de abastecimento de água aqui no Jorge Amado também, principalmente no condomínio Itapuã, onde em cada bloco são dois tanques para 16 apartamentos e são sei quantas cabeças.

    ResponderExcluir
  4. Não vai resolver o problema de Itabuna,se não capitar água da barragem do rio colônia, o que eles fazem e abrir as comportas e pega no rio cachoeira,70% dessa água, vai embora. Tem que fazer a tubulação da barragem para Itabuna.

    ResponderExcluir
  5. Caro Verdinho com redatores analfabetos...saneamento é a construção de sistema de esgoto....o que a prefeitura de itabuna não faz...o que estão fazendo é, sistema de distribuição de água semente....

    ResponderExcluir
  6. Deveria também fazer a rede de esgoto no Loteamento Jardim Cordier, Ja que muitas casa jogam o esgoto em meio ao terreno em frente às casas, onde deveria ser uma praça e se transformou num verdadeiro pântano.

    ResponderExcluir