sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Porto Seguro: Força-tarefa visita aldeia indígena em região de conflito de terra

Mais uma reunião da Força-tarefa que atua no Extremo Sul baiano ocorreu nesta quinta-feira (22). Desta vez, o encontro aconteceu na Aldeia Nova, na região do Monte Pascoal, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Desde o início do mês se acirrou o conflito entre indígenas e fazendeiros na região.

A situação já causou a morte de um adolescente da etnia pataxó, e pessoas feridas durante uma ocupação de terras em Porto Seguro (clique aqui). Participaram do encontro integrantes das polícias Militar e Civil, da Justiça Federal, da Defensoria Pública da União, da Funai, entre outras instituições.

Durante a reunião, em um “auditório” ao ar livre, os caciques relataram ameaças e ataques de bandos armados, tentando expulsá-los das terras. As lideranças também disseram que, na região, há placas de falsos corretores anunciando venda de lotes de terras indígenas.

As forças de segurança devem ficar na região por tempo indeterminado. Participaram do encontro integrantes das polícias Militar e Civil, da Justiça Federal, da Defensoria Pública da União, da Funai, entre outras instituições.

3 comentários:

  1. os caras já tem terra, agora querem aumentar, tomando o que é dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Esses índios vagabundos

    ResponderExcluir
  3. Os questões agrárias e de terras indígenas no Brasil são tratadas com balas.
    Casos de invasões de terras urbanas, sonegação fiscal, roubo do dinheiro da previdência social praticado por empresários, dívidas , multas a fazendeiros por desmatamento ilegal são esquecidas pelo povo e pela justiça.
    Que país é esse ?

    ResponderExcluir