quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Favorito, Brasil estreia contra a Sérvia com quatro atacantes e querendo evitar 'zebra'

Está na hora. O momento que os brasileiros mais esperavam nesta Copa do Mundo chegou. Nesta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), o Brasil faz sua estreia na competição, diante da Sérvia, pelo Grupo G, no estádio de Lusail. 

Apontado como o grande favorito para conquistar o hexacampeonato, o time canarinho promete muita ousadia diante dos europeus. O técnico Tite deve escalar o time com quatro atacantes - Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior. 

Tamanha confiança tem como base o trabalho neste ciclo de 2018 a 2022. No período, são 50 jogos, com 37 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. Um aproveitamento de 81%. 

Números, no entanto, não são tudo. Principalmente quando a "zebra" está solta na Copa. A Argentina, então invicta há 35 jogos, foi derrotada pela Arábia Saudita. A tetracampeã mundial Alemanha, por sua vez, caiu para o Japão. 

O time de Tite tem as armas para evitar um resultado negativo, mas precisará saber usá-las. Nesta quarta-feira (23), em entrevista coletiva, o técnico ressaltou que a estreia sempre tem o componente do nervosismo. 

"Os jogos têm um componente emocional muito forte e quando tem estreia, é mais ainda. Ela é normal, humana, faz parte e talvez isso possa interferir nessas expectativas todas que possam acontecer durante o jogo. Estamos no maior torneio do mundo. Temos os maiores atletas do mundo. Temos talvez a maior visibilidade de um esporte do mundo. Porém, em cima dessas pressões, a naturalidade. Temos que ser aquilo que nós somos, na nossa essência. É o futebol das nossas características e temos que reproduzi-lo aqui em cima desse mundo todo que daqui a pouco estará nos enxergando", afirmou Tite.

A preparação foi finalizada ontem (23), após um período de nove dias. A delegação não teve desfalques desde que se apresentou em 14 de novembro, em Turim, na Itália.

 


ADVERSÁRIO CHATO 

A Sérvia, adversária do Brasil, acredita que tem condições de surpreender. O fato de Tite escalar quatro atacantes foi motivo de brincadeira do técnico sérvio, Dragan Stojkovic. 

“Vão jogar com quatro atacantes? Mas será que vai ter alguém na defesa?”, questionou. Logo depois, porém, destacou a força brasileira. “O Brasil é um grande time, um dos favoritos ao título. Considero esta uma geração de ouro e espero um jogo excelente, muito difícil. Mas os jogos começam 0 a 0, e, portanto temos chances, e não temos medo de ninguém, nem mesmo do Brasil".

A equipe de Stojkovic tem como destaques os atacantes Mitrovic e Vlahovic. O primeiro joga no Fulham, da Inglaterra, e marcou nove gols em 12 jogos na atual temporada. Já o segundo pertence a Juventus, e balançou as redes oito vezes em 17 jogos. 

Nas eliminatórias europeias, a Sérvia ficou com a primeira colocação do Grupo A, à frente de Portugal, com 20 pontos conquistados em oito jogos. Foram seis vitórias e dois empates - terminou invicta. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário