sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Com uma rajada de 5x6 o STF transforma o sobrenatural Arthur Lira em ser humano

Por Lisdeili Nobre

O autor do voto que formou a maioria, Lewandowski disse que nem a nova norma aprovada pelo Congresso, (mais conhecido “armengue”)  não atendia a todas as exigências do STF para dar isonomia, legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência às emendas de relator “orçamento secreto”.

Além da transparência do investimento público, pesa a falta de técnica e prioridade pública no recurso empregado, o que mais alimentava ilusões eleitoreiras, do que as finalidades do bem-comum.

Bom, de qualquer modo é sempre bom, cortar o mal pela raiz, ou melhor dizendo, pelo menos este mal, uma vez que mesmo ter criticado o mecanismo durante a campanha, emissários políticos do petista evitaram nas últimas semanas pressionar o STF pela derrubada das emendas de relator, para não contrariar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que detinha o controle sobre as verbas, distribuídas entre seus aliados do Centrão conforme afinidades e interesses políticos.

A inconstitucionalidade do “Orçamento Secreto” leva o balizamento dos poderes entre Congresso Nacional e Governo Federal, isto a poucos dias da posse do Presidente Lula (PT).  Os poderes sobrenaturais de Arthur Lira (PP-AL) recebeu uma rajada do Supremo Tribunal Federal e seu poder de barganha com certeza não será o mesmo. O superpoderoso estava energizado com bilhões em emendas do relator e poderíamos ousar a dizer que o Presidente da Câmara, Lira, tinha mais poderes que o próprio Presidente da República. 

O Supremo Tribunal Federal zerou o jogo e distribui novamente as moedas do poder.  Mas... essencialmente o nosso cenário político continua o mesmo, com o velho “presidencialismo de coalizão” que significa o ato de fechar acordos e fazer alianças entre partidos políticos, forças políticas em busca de um objetivo específico.

Acredito que Lula já tenha aprendido com arranjos nada decorosos do (governo um) e (governo dois). Entretanto, como bom estrategista político, aguardamos as próximas coalizões que também seus pontos positivos que é manter o sistema de freios e contrapesos existentes entre os três poderes, considerado fundamental para o equilíbrio do poder político em uma república.

13 comentários:

  1. quem foi eleito, a juristrocacia ou o parlamento ?.............isso vai além da politica ..........................o estamento do BR agora vai se refastelar.

    ResponderExcluir
  2. Orçamento secreto com dinheiro público,só no Brasil mesmo país do carnaval e futebol. 🥳🥳🥳🥳

    ResponderExcluir
  3. Fim da era liberdade de expressão. Adeus Brasil, tu que um dia foi exemplo de liberdade e prosperidade, para te um grande abraço do teu filho que sempre te amou. Pena que não posso te dar o que tu merece. Sinto muito, mais acredito que Deus te guiará em um bom caminho. Te amo meu Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Foi-se o poder dos representantes da ELITE AGRÁRIA nordestina e dos empresários mineiros

    ResponderExcluir
  5. Nessa vai todo mundo se da mal, meu desejo é que o pessoal do PT e sindicatos se dêm mal em dobro, que a mão do Eterno Deus pese sobre a vida daqueles que favorecem o mal. Com certeza muitos vão sofrer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser humano medíocre, me explica o que Bozo fez de bom, sua desgraça burra!?

      Excluir
    2. E o meu desejo já foi atendido, ver gado feito vc chorando pitangas hahaha bem feito

      Excluir
  6. Janeiro tá logo ali! !! Kkkkkkkk🤡


    ORÇAMENTO SECRETO... 🥳🥳🥳🥳🥳

    ResponderExcluir
  7. Orçamento secreto e tudo que foi dito em campanha eleitoral pelos esquerdistas voltados a prejudicar o presidente bolsonaro volta _se para verdade antes mesmo do molusco de 9 dedos assumir o país, Lula ladrão não vai manobrar nada pois há uma quadrilha junto a ele que querem poder a qualquer custo estão iguais urubus disputando a carniça,e muitos que fizeram o L estão se dando conta da merda que fizeram.

    ResponderExcluir
  8. Entendam uma coisa, rebanho de animal... político nenhum tá preocupado em mudar a realidade do país pra melhor. Eles comemoram tragédias, pq são nelas que a torneira é aberta e ninguém liga. A única preocupação de político é enriquecer e manter privilégios. Se todo mundo descobrisse o tamanho das merdas que rolam em cidades pequenas daqui da região, como Itabuna, Ilhéus, ou até as minúsculas Arataca, Ibicaraí, Buerarema, Coaraci, Itajuípe, Almadina, vcs iriam se revoltar demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, luladrão, bozoca idiota, nem ninguém vai fazer nada por nós, mas as puta de políticos ficam aí se doendo. Vão se lascar seus mobral

      Excluir
    2. A solução é eleger O CACIQUE BABAU como nosso representante em BRASÍLIA.

      Excluir
  9. Errado é povo que voltar nesses políticos, e pior pede apoio político em prefeitura e a maioria votar pq o prefeito pede ,pq da um emprego de um salário mínimo, já pensou se acabasse com concurso público que infelizmente está quase isso um tal de reda outra processo seletivo

    ResponderExcluir