sábado, 28 de janeiro de 2023

Andréa castro, pioneira na promoção social em Itabuna

Eric Thadeu N. Souza

Na manhã deste sábado, 28 de janeiro de 2023, recebi a notícia da desvinculação da senhora Andréa Castro do cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, uma secretaria que não existia na cidade antes da chegada da atual gestão. Uma secretaria nova e inovadora.

Sim! Antes, Itabuna possuía uma Secretaria de Assistência Social, conhecida inclusive como “SAS” e que, através da secretária Andréa Castro e da sua equipe, ainda no período de transição de governos, foi rearticulada e se transformou em “SEMPS”, se observando a diferença gritante entre aquilo que é “assistência” e o que é “promoção”.

Mas, antes de pontuar o que pode e o que não pode ser reconhecido como “assistência” e como “promoção”, preciso destacar que eu tive algumas oportunidades de observar de perto o trabalho da, agora, ex-secretária.

Estivemos nos mesmos espaços por diversas vezes, eu inclusive entrevistando-a para os veículos de comunicação oficiais da Prefeitura de Itabuna.

Eu, Eric Thadeu, servidor efetivo do município, comunicólogo por formação, jornalista, redator, especialista em Gestão Cultural, assessor de Comunicação na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social.

Numa das oportunidades que eu tive de entrevistá-la, no QG das ações de minimização dos impactos da enchente de dezembro de 2021, na sede do Grapiúna Tênis Clube, percebi o quanto a então secretária Andréa estava ali com sintomas latentes de fadiga e cansaço mental.

Mas, fortalecida por um sentimento incomum por parte de uma autoridade municipal com aquele gigantismo de força, de sensibilidade e empatia pura e simples; atenciosa com todos os integrantes, colaboradores e voluntários que ali estavam; cuidadosa com a população que buscava ajuda; paciente com os profissionais de imprensa que lhe solicitavam uma entrevista.

Confesso que, naquele dia e naquela hora, precisei me controlar para não chorar durante a entrevista, emocionado que fiquei com o tamanho da força daquela mulher e com a mensagem que ela gravara para mim.

É nessa perspectiva que se faz, então, a exata distinção entre “Assistência Social” e “Promoção Social”.

A assistência está para uma relação já contaminada e desgastada entre a população e o poder público de impessoalidade, do não se enxergar as pessoas como elas são e não as respeitar.

Andréa Castro fez diferente em Itabuna.

Hoje, as pessoas são respeitadas, seja quem for: do ser humano mais necessitado aos colegas de trabalho que comandam outras pastas municipais, o jeito dela de atender a quem quer que fosse era sempre o mesmo.

Nunca desvencilhado, um momento que fosse, por um sorriso positivo e de otimismo, já pontuando que é na atitude que se efetiva a “Promoção Social”.

Já pontuando o que viria a ser a secretaria inaugurada e comandada por ela por pouco mais de dois anos.

Na “Promoção Social”, as pessoas são tratadas pelos nomes. Suas histórias não se transformam em números somente. Cada indivíduo atendido nessa primazia é compreendido como “cliente” e para todo mundo, todos os dias está sendo oferecido o melhor atendimento possível.

Andréa Castro fez isso.

Acompanhando o seu trabalho de longe, sabendo que uma equipe de Comunicação sempre teve o pensamento alinhado com o dela, acompanhando e entendendo todos os caminhos percorridos, Andréa Castro como secretária de Promoção Social, fez um trabalho assertivo e delineador de um novo modelo gestor.

Por essa razão, é preciso falar do quanto de importância existe no trabalho para o qual a senhora Castro se lançou.

Alguns podem falar sobre isso enxergando sobretudo a primeira-dama preocupada em contribuir para que o trabalho do prefeito estivesse complementado com o seu afinco da esposa preocupada e disposta a ajudar.

Hoje, é possível dizer que Andréa conseguiu se desvincular da máxima que a colocaria, num primeiro plano, como primeira-dama.

Ela conseguiu algo inédito, inquestionável e praticamente impossível para uma cidade como Itabuna, que é cuidar das pessoas dessa cidade. De verdade.

Pelas mãos dela, a Promoção Social ganhou destaque e protagonismo num momento em que a pandemia de COVID-19 ainda era um ponto de interrogação para o poder público em todas as suas esferas; foi rápida nas decisões sobre as enchentes de 2021 e, mais recentemente (embora que com um impacto menor), na do final de 2022; e ainda criou um arrojado Centro de Referência de Assistência Social numa das regiões mais necessitadas, que é o bairro São Caetano, onde eu fiz questão de ir lá como usuário e cliente.

Vi com os meus próprios olhos e com os meus sentimentos como aquela equipe reflete uma liderança ímpar e singular, que de mãos em mãos, de olhar em olhar, partindo do Gabinete da Secretaria, chegando aos assessores, colaboradores e funcionários, transformou o jeito de se tratar as pessoas não só naquela unidade, mas em todas as demais à SEMPS circunscritas.

Por tudo isso, é preciso AGRADECÊ-LA pelo tempo que permaneceu na gestão.

Agradecer por ter trazido valores importantes para uma área tão delicada, o maior deles (já citado), o da empatia, o se colocar no lugar do outro, compreendendo angústias e ansiedades.

Por tudo o que a ex-secretária Andréa Castro fez, o meu “muitíssimo obrigado”.

Itabuna não esquecerá nunca a importância desse trabalho inovador.

Que Deus continue abençoando e iluminando os caminhos da primeira-dama de Itabuna, permitindo que todos os seus projetos se posicionem no exato sucesso que foi o seu trabalho como secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Um trabalho fora da curva na atual gestão. Um trabalho que deixa marcas nos corações do povo grapiúna.

Eric Thadeu Nascimento Souza é servidor público efetivo da Prefeitura de Itabuna, lotado na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, especialista em Gestão Cultural, radialista por formação, jornalista por prática redacional e assessor de Comunicação.

28 comentários:

  1. esse senhor com tantas graduações, parece que nada sabe sobre o sistema único de assistência social...
    o nome da secretaria é o q menos importa. desde a nob 2005,
    alterada pela de 2012, o nome ficou a critério dos.mumicopios ..o que importa mesmo é a efetividade das ações, dos serviços. nesse sentido, foi importante a Dra Andréa ter dado continuidade ao SUAS, bem como ter implementado novas ações..quem é da área sabe do q falo...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja apareceram os ciumentos Suzy, Rafael e cia. Por verdade a SAS poseria fazer muito mais se não fosse cabide.de emprego, Rafael.que hoje é diretor jamais trabalhaou com assistência social, trabalhava com eventos. Mas como tem QI ta la como diretor, é incompetente.

      Excluir
  2. Conversa pra boi dormir

    ResponderExcluir
  3. Fazer gentileza com chapéu dos outros é fácil.
    Qualquer uma em itabuna faria talvez melhor,
    Pegar dinheiro dos( outros) impostos e distribuir.
    Quero ver Fazer com salários deles, que parece ao contrário.
    Pous ninguém vê onde estao os dinheiros que chegam em itabuna.
    Tamanho é o desmazelo que se encontra essa cidade.
    Onde prolifera a indústria dos aluguéis.
    E das empresas de aluguéis de carros.
    Itabuna tá perdida . Quem é dona de itabuna hoje é o senador e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra nenhuma pau no c* eu não votei e nem voto em Augusto, mas todos os prefeitos são a mesma coisa. A questão é que vc frustrado deve tá sem mamar nas telas do Fernandismo que graças ao capeta não existe mais

      Excluir
  4. Um funcionário da prefeitura fez um texto só pra dizer no final que a coitada estava *estressada*. E quem perdeu tudo?ele não se lembrou no texto.

    ResponderExcluir
  5. Como o verdinho pública algo sem revelância no site?

    ResponderExcluir
  6. Normal,seja bem-vinda ao clube dos desempregados de Itabuna

    ResponderExcluir
  7. Se alguém aqui acreditou em uma palavra se quer desse texto se manifeste

    ResponderExcluir
  8. Se vc é concursado não precisava tanto puxa saquismo faça seu trabalho eu sou concursado também e não bajulo prefeito nem secretários se estou trabalhando no município é porque Deus mi deu a condição de passar em um concurso público

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o funcionário efetivo padrao, sem compromisso, sem responsabilidade, reclama de tudo, olhe o que vc Produz. Inútil.

      Excluir
    2. "Deus mi" faltou a aula heim? "Concursado"....

      Excluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Faltou a reportagem que o flamengo foi vice mais uma vez do palmeiras né verdinho ?

    ResponderExcluir
  11. Parece funções e pessoas meio inútil, acho que tem é puchaçao de saco ai

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, vcs vão me chamar de idiota, mas tem uma notícia, justiça,claro o presidente autoriza a volta dos médicos cubanos,todos formados nas universidades iguais as ftc sto Agostinho,muito melhor e mais bem formados sao
    enfermeiros brasileiros,porque essa mesma justiça nao autoriza advogado sem passar na oab exerxer, a procissão? Kkkk rapaz não é mole não, ainda tem bobos que acreditam nesses canalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto lhe dizer, vc do textão que vc é um analfabeto funcional

      Excluir
  13. So quem passa,sabe que falta de justiça tambem mata

    ResponderExcluir
  14. Texto grande da porra. Seja sucinto, as pessoas que leêm o Verdinho não têm tanto tempo assim.

    ResponderExcluir
  15. Não vou ler um texto tão grande. Vou esperar sair o filme pra ver.

    ResponderExcluir
  16. Votem nela futuramente.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei mesmo do trabalho dela frente a Secretaria, estou aqui feliz tbm com a indicação da professora Luciene Maria do Nascimento para substituí-la. Conheci o trabalho dela como diretora do IMEAM, muito humana e competente. Tem experiência, talento e sensibilidade. Parabéns Augusto Castro.

    ResponderExcluir
  18. Trabalho muito bom e humano de Andréa Castro e também excelente a indicação da professora Maria Luciene Nascimento, pessoa humana, solidária e comprometida de verdade com a promoção humana, o cuidado com o outro.
    Irá fazer um trabalho de excelência.
    👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

    ResponderExcluir
  19. So sei que a casa ta começando cair ,soube por terceiro que tem uma pessoa fortissima no bairro urbis 04 com muita influencia nos bairros de itabuna,que vai pedir ao proximo prefeito que ele vai apoiar que exonere todos da gestao atual

    ResponderExcluir
  20. Luciene Nascimento é uma mulher comprometida com a causa social. Muito humana, solidária e se doa pelo próximo. No Imeam tem marcado a sua história. Desejo bom trabalho professora. Ajude nossos jovens, crianças e todos menos favorecidos a ter condições mais dignas. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  21. Que Deus continue abençoando a primeira dama Andréa Castro que deixou sua marca...Que a Sra continue somando por uma ITABUNA próspera...
    Luciene Maria Nascimento com certeza dará continuidade ao trabalho ....Já trabalhei com a mesma em algumas escolas e a SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL com certeza continuará avançando...Sou testemunha da sua generosidade e desempenho quando se trata especialmente das causas sociais...
    Conte comigo...!!!Aplausos Augusto Castro por mais uma escolha acertada!!❤️🙌

    ResponderExcluir