Dois indígenas da etnia pataxó foram assassinados por volta das 17h30 desta terça-feira (17) na BR-101, próximo ao distrito de Montinho, no município de Itabela. Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e o adolescente Nawy Brito de Jesus, 16, trafegavam pela rodovia em uma moto, quando foram baleados.
Segundo testemunhas, eles estavam sendo perseguidos por pistoleiros em um carro. Conforme os relatos, as vítimas foram derrubadas, rendidas e executadas com vários tiros, inclusive na cabeça.
CLIMA TENSO ENTRE FAZENDEIROS E INDÍGENAS – Os indígenas foram mortos na entrada de uma das fazendas ocupadas por 19 comunidades pataxó do Extremo Sul da Bahia há cerca de um ano. O povo pataxó reivindica a homologação da área, que fica entre os municípios de Porto Seguro e Prado.
O clima entre ruralistas e indígenas é de muita tensão na área, que foi retomada por mais de 13 mil indígenas há cerca de um ano. “A gente vem sofrendo vários ataques a tiros. Nos últimos dias, várias casas foram ‘metralhadas’, inclusive a sede da fazenda”, disse um cacique, na condição de anonimato.
“Semanas atrás, alguns indígenas que estavam em uma área retomada sofreram um ataque. Pessoas que estavam numa Hilux atiraram contra alguns indígenas, mas ninguém se feriu. E, hoje, eles conseguiram matar dois indígenas. Na semana, atiraram contra outros indígenas, mas eles correram para o mato e se salvaram. Nós só estamos lutando por nossa terra. Não estamos matando ninguém para isso acontecer”, declarou outra liderança indígena.
Os indígenas mortos na tarde desta terça são das aldeias Craveiros e Barra Velha, nos municípios de Prado e Porto Seguro, e integravam o grupo que ocupa a área reivindicada pela comunidade pataxó.
DEMARCAÇÕES – No Extremo Sul, três áreas aguardam homologação: a Terra Indígena de Cumuruxatiba, em Prado; a Terra Indígena Barra Velha, em Porto Seguro; e a Terra Indígena Coroa Vermelha, na região da Ponta Grande, que abrange os municípios de Porto Seguro e Cabrália.
13 terras indígenas que estão com toda a documentação para homologação pronta, entre elas a Reserva Pataxó Aldeia Velha, localizada no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, devem ser demarcadas ainda este ano.
A demarcação deverá ocorrer ainda neste mês de janeiro. O território indígena de Aldeia Velha tem 1.997 hectares. Fonte: Radarnews
Com certeza coisa boa não eram.
ResponderExcluirInvadem terras alheias, são ameaçadores e com certeza envolvidos com drogas. Já se foi o tempo dos índios de verdade.
Positivo já tem cara de vagabundo esses indígenas mais novos são todos pilantras
ExcluirInvadir terras produtivas gera isso aí discórdia e confusão.
ResponderExcluirRetomada???????????
ResponderExcluirNão vamos murmurar ninguem ten direito De tirar Vida De ninguem
ResponderExcluirNem eles de tirar ávida dos outros
ExcluirNão existe isto, os índios foram milhões assassinados no Brasil, aqui em Ilhéus, Porto Seguro, foram uma carnificina. Nós somos descendentes, morenos, negros, amarelos, caboclos. Temos que resgatar e devolver as terras roubadas dos POVOS ORIGINÁRIOS, verdadeiros donos.
ResponderExcluirO governo indeniza os donos, e eles compram outras fazendas e vão ganhar dinheiro em outro lugar. Pois as terras dos produtoras é questão de dinheiro.
Mas as terras dos índios, dos negros, são uma questão de justiça. São direitos aos seus antepassados, ancestralidades. Seus costumes, suas línguas. Vamos ajudar! Os índios e quilombolas precisam da nossa ajuda!
QUE NADA!! SE DEPENDÊSSEMOS DOS ÍNDIOS, NÃO TÍNHAMOS NEM UMA BICICLETA. POVO INÚTIL! MAIS DE 500 ANOS E NUNCA SAÍRAM DO LUGAR, TUDO SENDO EMPURRADOS PELOS GOVERNOS PARA TENTAR IR ALÉM, MAS 99,99% PESO MORTO, SABE NEM ATIRAR UMA FLECHA. AS TERRAS PERTENCEM AOS SEUS DONOS DE DIREITO! QUEM COMPROU, É DONO(A)!
ExcluirJÁ NÃO PRECISAM FAZER NADA, QUE RECEBEM MEGA AJUDA DO GOVERNO, E AINDA QUER TERRA? É CADA UMA VIU?!
Ah.....é bem simples e fácil assim como vc está dizendo. Acorda pra vida seu esquerdopata. Isso não existe.
ExcluirLarga de ser vagabundo, que aqui não existe índio, tem é uma ruma de ladrão. Dê terra no mato pra ver se querem ? Quer é fazenda pronta. Belo trabalho.
ExcluirEsses indivíduos chamados de índios não passam de massa de manobra para os joguetes de manipulação do Estado afim de alcançar seus objetivos obscuros.
ExcluirEles tem que tomar e bala mesmo originário e tiro neles cambada de matadores esses índios.
ExcluirEsses bandidos nem cara de índio tem. Deve ter mesmo é envolvimento com o que não presta.
ResponderExcluirLadrões vagabundos tem que entra no cartucho mesmo.
ResponderExcluirSe esses caras aí forem indígena eu sou um ator famoso de Hollywood. Há vai se foder né... Humm
ResponderExcluirFaz o L no inferno. Indígenas fake 😂😂😂😂😂
ResponderExcluirÍndios de facção! Aqui tá cheio nessa Bahia desgovernada .
ExcluirTinha que matar tudo.
ResponderExcluirSou defensor dos povos originários e de suas tradições e espaços, mas convenhamos que estes elementos nada têm de originários.
ResponderExcluirpois é indio fica no mato de boa nao de moto na rua aprontando filhos do cão esses ai
ExcluirA facção de Olivença e liderado por um indio chamado Edson caboclo, mataram 02bpi de família e não deu em nada, fora os que estão enterrado, drogas e arma é o que bdm tem lá
ResponderExcluirFALAR É FÁCIL SEUS VAGABUNDOS,CALEM A BOCA SEUS VERMES
ResponderExcluirTem que demarcar as reservas indígenas já.
ResponderExcluirMuitos Fazendeiro(s) só falam em violência, nunca em pagar seus empregados seriamente.
Raça de malditos.
Fraudam no peso quando vendem os animais.