quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Governo da Bahia cria nova força-tarefa para combater crimes contra povos indígenas e comunidades tradicionais

SSP cria Força Integrada de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais — Foto: Alberto Maraux

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou, nesta quarta-feira (25), a criação da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns que envolve Povos e Comunidades Tradicionais, ocorridos em terras indígenas e quilombolas. Ação será composta pela Polícia Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.

A medida foi detalhada pelo subsecretário da Segurança Pública, delegado Hélio Jorge Paixão, que participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), também nesta quarta. Em setembro de 2022, o governo baiano já havia anunciado a criação de uma força com proposta semelhante.

Durante a reunião, o subsecretário destacou o papel do governo em desenvolver políticas públicas de inclusão com diversidade e respeito aos direitos humanos proteção à vida das pessoas.

"Então a partir do momento que nós entendemos o intuito do governador do estado fica fácil pra Secretaria de Segurança Pública por meio de uma diretriz orientar todas as atividades que tem que ser desenvolvidas aí no âmbito da segurança pública", completou.

A força-tarefa iniciará sua atuação com prioridade para a região do extremo sul da Bahia, nos seguintes municípios:
  • Eunápolis
  • Itabela
  • Itamaraju
  • Porto Seguro
  • Prado
  • Santa Cruz Cabrália
"Atuamos com força máxima para proteger os nossos povos tradicionais desde o ano passado. Em setembro de 2022 enviamos reforço para o extremo sul e, integradamente com instituições federais, prendemos os autores do homicídio contra um adolescente indígena", destacou o subsecretário da SSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário