segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Joalheria estuda ajuda aos yanomamis e critica extração ilegal

Diante da crise de saúde enfrentada pelo povo yanomami atingido pelo garimpo ilegal, a rede de joalherias Vivara afirma que tem conversado com instituições locais para enviar ajuda.

A extração de ouro no Brasil voltou a ganhar atenção nos últimos dias, uma vez que a atividade está no centro da crise enfrentada por essas comunidades em Roraima. Além do ouro, os garimpeiros invadem o território indígena para retirar cassiterita, de onde se extrai o estanho.

A Vivara diz que sente profundamente pela situação dos yanomami e que não compactua, "em nenhuma hipótese, com a extração ilegal." Desde a revelação da crise, as grandes mineradoras têm pedido ao governo para elevar os critérios de combate ao garimpo ilegal.

Segundo a joalheria, o ouro utilizado em suas peças é extraído em minas brasileiras localizadas nos estados de Goiás e Minas Gerais. O minério também é certificado para garantir que toda a extração seja feita de maneira correta, afirma a empresa.

Cerca de 25% do ouro usado pela Vivara em seus produtos tem origem na economia circular, diz a empresa. A rede realiza campanhas sazonais para estimular os clientes a entregar peças em ouros nas lojas e trocá-las por créditos para novas compras.

6 comentários:

  1. Quem conhece a verdadeira realidade da extração de minério nessa área indígena, sabe que pra entrar lá só pagando aos caciques que por sinal
    Andam de camionetes importadas
    E esses índios que apareceram desnutrido são venezuelanos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deve ter família e nem um amor no coração. Mas o que me conforta que a justiça de Deus está próxima. Negar o que está acontecendo só pode ser doença.

      Excluir
  2. TANTAS TERRAS PRA PLANTAR E ESSES ÍNDIOS VIVEM COM FOME,
    TÃO E ATRÁS DE MAIS AUXÍLIO PRA VIVER ENCHENDO O RABO DE CACHAÇA, QUEM DUVIDAR VISITA PAU BRASIL E ITAJU DO COLÔNIA.
    ÍNDIOS FAZEM FARRA TODOS FINAL DE SEMANA.
    DÁ ENXADAS PRA ESSES PREGUISOSOS E SEMENTES.

    ResponderExcluir
  3. A realidade das aldeias yanomanis onde ocorrem os supostos episódios narrados pelo outrora "consórcio de imprensa apoiador de Ladrão", sabe perfeitamente que existe uma máfia que dita as regras acerca da atividade garimpeira. Também circula nas redes sociais um depoimento de um parlamentar venezuelano afirmando que os indígenas citados nas narrativas da imprensa pró-ladrão são oriundos da Venezuela. Bem, na verdade é que, passado um mês, o novo "governo" apenas conseguiu montar um quadrilhão e as perspectivas e intenções ficaram bastantes patentes. Precisa desenhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investiga porque tudo isso deve ter o dedo da família dos RACHADINHAS.
      Vamos eleger BABAU para prefeito e depois como deputado federal.
      Índios neles gente. Os indígenas estão com toda razão.
      Garimpeiro nunca foi amigo de ninguém.
      BOZO já se foi, sumiu e deixou milhares de viúvas a ver navios.

      Excluir
  4. Todo mundo é bom mas meu chapéu sumiu😏

    ResponderExcluir