quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Definidas estratégias das forças de segurança de Itabuna para a 42ª Lavagem do Beco Fuxico

 

Representantes das forças de segurança sediadas em Itabuna participaram de encontro na tarde de segunda-feira, dia 6, quando definiram com a Presidência da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), as estratégias, a infraestrutura e os respectivos efetivos que vão atuar durante a 42ª Lavagem do Beco do Fuxico.

A festa se inicia nesta quinta-feira, dia 9, às 17 horas, e vai até as 2 horas de domingo, dia 12, na Travessa Adolfo Leite, denominada pelos foliões de Beco do Fuxico, e no Circuito da Beira-rio, na Avenida Firmino Alves e Alameda da Juventude, com a expectativa de reunir mais de 40 mil pessoas a cada noite.

Cerca de 300 homens e mulheres do 15º Batalhão da Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, 6ª Coordenadoria da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal vão garantir a segurança e tranquilidade dos foliões e espectadores. A Prefeitura de Itabuna e a FICC vão disponibilizar infraestrutura, com a instalação de mais de 15 pontos elevados de monitoramento e um Centro de Comando Integrativo.

De acordo com o subcomandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, major PM Ricardo Penalva da Silva, nos três dias da festa da Lavagem do Beco do Fuxico será mobilizado um efetivo de 200 policiais militares. Serão 30 patrulhas, que atuarão no Circuito e na área externa, com o policiamento tático da Rondesp, do Esquadrão de Cavalaria e da PM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Cacaueira).

“Para além de toda a estrutura e estratégias de segurança, chamamos à atenção das pessoas que vão à festa para que levem apenas um documento de identificação necessário, evitando portar cartões bancários e de crédito. Além disso, devem transitar por vias mais movimentadas e seguras durante o acesso e saída do circuito”, afirmou o Major Penalva. Ele disse que, além do efetivo humano, a Polícia Militar utilizará viaturas e detectores de metais nos portais.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Roberto Augusto, informou que 40 guardas-civis vão atuar durante a Lavagem do Beco do Fuxico. Ele explicou que o trabalho da GCM estará focado na revista com detectores de metais nos portais de acesso ao local da festa, Posto de Saúde e na base do SAMU-192 no Circuito, bem como nas ações preventivas no entorno do circuito.

A 42ª Lavagem do Beco do Fuxico contará ainda com o trabalho ostensivo e preventivo da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (CIPRV/Itabuna) nas principais vias de acesso à cidade. A festa é promovida pela Prefeitura de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia.

16 comentários:

  1. E POVO, VOCÊ , EU,E DEMAIS MORADORES DESSA CIDADE DAS FESTAS.
    VAMOS COBRAR TAMBÉM ESSAS FORCASDE SEGURAEM NOSSA CIDADE TODA, EM NOSSOS BAIRROS QUE ESTÃO ABANDONADOS POR FALTA DE DE SEGURANÇA,
    QUEM RECLAMAVA DE FERNANDO CUMA FESTEIRO, TA AÍ.
    ANTESERA TRADIÇÃO LAVAGEM DO BECO DO FUXICO,
    AGORA É BEIRA RIO ,E AS PORRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que quer dizer forcasde seguraem seu burro

      Excluir
  2. Tomara que funcione! Porque a meta é pegar uns 3 por dia!

    ResponderExcluir
  3. Festa a cidade sem água os ladrão fazendo assaltos na cidade atenção meu. Povo Moto Yamaha preto com branco armados fazendo arrastão na cidade

    ResponderExcluir
  4. Na moral nada contra mais um suingue Bahiano é outro nível pelas atrações tudo muda essa Geração não vai ter o gosto de ver atrações como um chiclete na avenida etc infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Com fé em Deus esse prefeito mais nunca ganha em Itabuna Itabuna sem água nas torneiras Ele tá preocupado com festa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo, nunca votei e nunca vou votar, só vai gerar malandragem e violência.

      Excluir
  6. Itabuna não precisa de festas não seus vagabundos , precisa de segurança , saúde e emprego .. Bota esses vei do calçadão pra ir vestir calcinha lá em salvador , que saco esses velhos pinga pus atrás de lavagem usando o dinheiro público .

    ResponderExcluir
  7. Também, esse povo "grapiunha" reclama de tudo sem nenhuma regra. Claro que tem que fazer festa para comemorar as melhorias em todo o povoado de Tabocas! Independentemente de alguns percalços na atividade administrativa, houve um enorme progresso e, pasmem, os vereadores garantem que estão suando os ternos de milhares de reais com tanto e tamanho esforço em proporcionar uma atenção inigualável à população. Logo, daqui a uns dois anos, se muito, vocês terão a distribuição de água pura e límpida à vontade e um transporte público de causar inveja às mais badaladas capitais europeias. Aguardem! Por enquanto, ainda estamos meio devagar, naquela velha filosofia "igual a purgante peba, muito peido e pouca merda... "

    ResponderExcluir
  8. Algusto castro seu filho de chocadeira solta água pros bairros cadê o tal projeto que vc falou que ia fazer para que a população de itabuna.Nao ficar sem água em bora vê viu sem falar nas casas que o governo liberou a verba para você fazer as casa para o povo que foram vitimas da enchente..vc ta comendo o dinheiro e muitas coisas na cidade sem fazer escolas sem reforma a saude ta um caos e vc nao ta nem ai pra nada

    ResponderExcluir
  9. INFELIZMENTE O DINHEIRO QUE PODERIA AJUDAR NA SAÚDE NAS ESCOLAS CRECHE SEGURANÇA BAIRROS MELHORES SANIAMENTO BÁSICOS TIVEMOS ALGUNS ANOS ATRÁS SITUAÇÕES DE SOFRIMENTOS TRISTEZA E MUITA DESGRAÇA AI O PREFEITO QUE PROMETEU REABRIR O HOSPITAIS E MUITO MIs e nada faz prefeito E TODA SUA CORJA DE MENTIROSOS TOMAR VERGONHA DINHEIRO QUE DO POVO

    ResponderExcluir
  10. A VINGANÇA DO PT EM ITABUNA É O POVO FICAR SEM AGUA.
    PORQUE AQUI ELES RECEBEM PAU.
    AI O DITADOR BOTOU ESSE CANCEROSO PRA PUNIR O POVO COM FALTA DAGUA.

    ResponderExcluir
  11. Essa prefeito nem parece que quase morre de covid, mas tb né foi no particular o povo sofrendo com a saúde um descaso total espero que todos tenham consciência nas próximas eleições não votar nesse pilantra nem gary.

    ResponderExcluir
  12. Quem tá gostando são os foliões tradicionais,
    Acabou-se a tradição pra tocar umas porcarias.
    Antes era trabalhadores que puxavam marchinhas,
    Agora é a vez de a maioria vagabundos com suas músicas escrotas.

    ResponderExcluir
  13. Eu que não vou, boa romaria faz quem com sua amante está em paz

    ResponderExcluir
  14. Gente, não vão para a rua nesse momento da lavagem do beco do fuxico.
    Guardem o dinheiro para engordar as contas dos PASTORES.
    Jesus nunca pediu dinheiro a ninguém. Mostre alguma passagem na Bíblia onde Jesus pediu dinheiro a alguma pessoa.
    Cuidado estão sutilmente roubando o seu dinheiro.
    Nunca doem dinheiro para IGREJA alguma.
    A religião cega as pessoas.

    ResponderExcluir