sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Lagoa é interditada após agente causador da cólera ser identificado em Feira de Santana

 

A Lagoa do Geladinho, em Feira de Santana, foi interditada pela prefeitura da cidade depois que a bactéria causadora da cólera foi detectada na água. O órgão municipal divulgou a informação nesta sexta-feira (17) e solicitou que as pessoas que tiveram contato com a água ou ingeriram peixes do local prestem atenção nos sintomas da doença. [Confira no final da matéria]

A lagoa fica localizada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, um local onde os moradores costumam praticar esportes e fazer passeios ao ar livre. De acordo com a prefeitura, todo o entorno da lagoa foi isolada.

O resultado que confirmou a presença da bactéria Vibrio Cholerae nas amostras de água foi liberado na quinta-feira (16), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). As investigações foram iniciadas no dia 11 de fevereiro, depois que peixes começaram a aparecer mortos no local.

A prefeitura ainda informou que as cepas isoladas serão enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da patogenicidade, ou seja, a capacidade da bactéria causar doença.

O prefeito da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos uma reunião, participarão de uma reunião para avaliar e discutir as próximas ações preventivas a serem adotadas.

Sintomas da cólera

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. Ela é transmitida através de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa.

Como o o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, ela pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.

Os principais sintomas são diarreia e vômito. Caso ocorra desidratação, a circulação e a função renal também são prejudicados.

Caso o tratamento não seja feito da forma adequada, a doença pode evoluir para complicações e levar à morte.

2 comentários:

  1. Vão inventar mil e uma desculpa para as mortes causadas pela vacina do covid e de todas as outras, pois agora todas são de mRNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca gado.
      Bozo se vacinou escondido do rebanho.
      Kkkk

      Excluir