segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Montagens de camarotes são interditadas em Salvador por conta de irregularidades nas condições de trabalho dos operários

A Superintendência Regional do Trabalho (SRT) interditou, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, as atividades de montagem de três camarotes em Salvador. Os camarotes estão localizados nos circuitos Dodô (Barra/Ondina). Dois foram interditados totalmente, enquanto o terceiro foi parcialmente interditado.

De acordo com Lidiane Barros, chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho, as interdições ocorrem por conta de irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários.

Lidiane destaca que, apesar das empresas atuarem nas montagens das estruturas do carnaval há muitos anos, a inspeção do trabalho encontrou trabalhadores sem comprovação de formalização do registro, sem treinamento e exames de saúde específicos para trabalho em altura.

“São essas irregularidades que geram os altos números de acidentes na construção civil. A inexistência de proteção coletiva, a não elaboração de análise de risco e a falta de capacitação e exames específicos para o trabalho em altura revelam uma cultura de não priorização da gestão em saúde pelos empregadores e consequente precarização das relações de trabalho”, alertou, por meio de nota oficial, Lidiane Barros.

Questionada sobre a volta das obras, Lidiane afirmou que o retorno depende da solicitação do empregador, informando o cumprimento das obrigações legais em saúde e segurança objeto da paralisação imediata, para que a equipe de fiscalização retorne com brevidade para vistoria e liberação.

O nome dos camarotes não foi revelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário