quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Novo golpe frauda cartão de crédito nas compras por aproximação; veja como se proteger

 

Um grupo de ciber criminosos colocou em operação um dispositivo capaz de fraudar compras com cartão de crédito realizadas por aproximação em pontos de venda — a modalidade se tornou popular no Brasil e no mundo na pandemia. O alerta foi emitido pela empresa de segurança Kaspersky e aponta que o novo golpe vem sendo difundido por meio de um vírus do Prilex.

Segundo apuração da Kaspersky, as três novas variações do Prilex são capazes de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados. Ao impedir a transação, o consumidor é forçado a usar o cartão de crédito físico, o que permitirá a realização da “transação fantasma” pelos golpistas.

Como se proteger

O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro;

Sempre verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão;

Caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência;

Lojistas devem redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para verificar suas maquininhas. Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário