sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Itabuna interdita clínica psiquiátrica clandestina e dá prazo de 72 horas para saída de pacientes

Depois da ação fiscalizadora na manhã desta sexta-feira, dia 17, executada por agentes do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Itabuna interditou uma clínica psiquiátrica clandestina que funcionava na Rua da França, no Bairro São Judas Tadeu. Além disso, deu prazo de 72 horas para que o proprietário, cujo nome não foi divulgado, promova junto a familiares dos pacientes o retorno a seus locais de origem.

A ação contou com a participação do Departamento de Saúde Mental do município, que ampliou a fiscalização para outro local no Bairro Castália, mantido em situação análoga pelo mesmo dono da clínica irregular interditada. O Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal deu suporte a ação dos fiscais.

“Fixamos o prazo de retorno dos pacientes às suas casas em 72 horas, com o apoio de familiares, ou que sejam encaminhados a outros locais de atendimento autorizados e com licenciamento em dia”, sintetizou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

Segundo ela, o dono da clínica jamais pediu à Prefeitura alvarás de funcionamento ou sanitário, o que configura descumprimento da legislação. Além disso, os agentes de fiscalização informaram que as condições da clínica eram precárias, o que será objeto de relatório sigiloso que ainda está sendo elaborado para o andamento do procedimento instaurado.

O fato de uma clínica ilegal está em funcionamento, abrigando pacientes e sem quaisquer sinais que a identificassem como estabelecimento de saúde, foi denunciado por parentes de um idoso que foi encontrado no chão, amarrado, sujo e com ferimentos na quinta-feira, dia 16. A irregularidade foi motivo de um Boletim de Ocorrência apresentado pela família no Complexo Policial de Itabuna para que a Polícia Civil investigue se a ocorrência configura algum tipo de crime.

35 comentários:

  1. Bota tudo nas portas da secretaria Lívia e de LERO LERO, cai cai.

    ResponderExcluir
  2. Cadê que interdita bar, no Pontalzinho já vi Pernambuco, do antigo Perna Bar, mijar na pia que lavo os pratos e copos.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma em Ilhéus, depois da ponte nova , é desumana , as pessoas não tem n como fazer uma caminhada, pequena.e tem muita falcatrua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do norte é pior ainda, os funcionários levam drogas prós pacientes usarem lá dentro

      Excluir
  4. Tem um cidadao em itabuna que tem uma rede desses.pontos psiquiatras. Verta vez colocou um na ponta da tulha e outro no São Miguel, ambos em Ilheus. Depois o da ponta da tilha que era feminino mudou para o corbiniano freire em Itabuna o masculino ei não tenho co hecimento por esta, não sei se esse daí. Na ponta corria boatos que a pessoa que custodiava as internas, negociava as mesma para prostituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o mesmo que tem duas em itabuna outra em ilhéus em São domingos clinica shammah

      Excluir
  5. Esse cidadão ainda tem esse estabelecimento e conta com a ajuda de uma enfermeira que encaminha os pobres diabos para lá. Todos ligados à saude.

    ResponderExcluir
  6. Itabuna é uma cidade aonde entra Prefeito e sai Prefeito mas não fazem um hospital para colocar um paciente com doença mental só sabe mesmo criticar a própria prefeitura tem paciente nessa clínica quem andava aí quebrando tudo na rua mas foi esse dono dessa clínica que acolheu e até hoje nunca deram um quilo de sal para ajudar agora para criticar ir lá lacrar é certinho agora quem quiser conviver com um doente mental na sua casa que leve para sua casa viu vocês tinham que procurar e ajudar não criticar porque a crítica fede ninguém quer ser ferido viu muitas mães que sofrem agora vocês acham certo fechar as clínicas e os pacientes ficar nas casas dos seus familiares e matando avô pai e mãe como matou um filho matou o pai essa semana em Ibicaraí um doente mental porque porque Itabuna nunca entra no prefeito que tenha curso para construir um hospital psiquiatra para colocar esses pobre paciente os pais é que morre assassinado pelos seus filhos os avós porque vocês que da sociedade que você acha da sociedade não tem a capacidade de se juntar para fazer uma clínica um hospital para doente mental em Itabuna nem a psiquiatria de do hospital de base existe mais fechou tudo tá bom de vocês procurar ajudar não criticar

    ResponderExcluir
  7. A saúde mental em itabuna está jogada as traças!!! Não tem acolhimento, itabuna precisa urgente de uma unidade que atenda os doentes mentais, inclusive com internamento momentâneo

    ResponderExcluir
  8. Na verdade só tem o nome de pisquiatra,mais o fico é em dependência química , maltratar quem já sofreu na mão dos traficantes.

    ResponderExcluir
  9. A onda é um pega Daqueles nós envolvidos

    ResponderExcluir
  10. Uma vergonha essa saude mental de ITABUNA nunca na história fomos tão mal representados e olha que as gestões anteriores foram uma merda mas essa estar sendo uma desgraça. A coordenadora e preguiçosa e mentirosa precisei uma época de internação para meu irmão. Ele morreu e não conseguiu

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Não idiota foi Bolsonaro que lascou com a saúde mental no Brasil

      Excluir
  12. tem uma em ibicarai que tinha que passar por uma vistoria tbm

    ResponderExcluir
  13. Não tem saúde ceguraça remédio não tem prefeito nem veriador mais 224 vem aí vamos dar utroço

    ResponderExcluir
  14. pois é, mas ninguém divulga o tipo de gente donos destes estabelecimentos. mas todo mundo sabe que adoram dinheiro, são altamente religiosos e que defendem o voto no bozzo. ou seja, PATRIOTÁRIOS. lamentável.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que a prefeitura interdita e quer que os pacientes retornem as casas.Que suporte tem as famílias? NENHUM.PQ O PREFEITO JUNTO COM ESSA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO DAR SUPORTE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA É TODA A VERDADE,PREFEITURA E VIGIL/ÃNCIA SANITARIA, E OUTROS ORGÃOS QUE SO SERVE PRA LASCAR COM A VIDA DO SER HUMANO, UMA CÚPULA.

      Excluir
  16. Essa mulher da vigilância sanitária só sabe chegar e fechar .Pq não foi antes fazer vistoria e dizer o que é correto ou errado .

    ResponderExcluir
  17. Engraçado que a família não quer ter por perto estas pessoas aí vem alguém que acolhe e a prefeitura que não dar suporte nenhum vai é fecha.

    ResponderExcluir
  18. O município não tem suporte para estas pessoas,nem remédio tem nos postos.O hospital de base dopa o paciente é libera p casa e a prefeitura chama isso de suporte.

    ResponderExcluir
  19. Várias cidades tem essas clínicas isso é perseguição com o povo da clínica só pode.

    ResponderExcluir
  20. Não sei quem é o dono dessa clinica ,mas parabenizo pelo trabalho.As famílias não querem e ele acolhe .Pq não fecha as outras clínicas clandestinas que tem aqui em Itabuna .Deve ser peixada do prefeito só pode.

    ResponderExcluir
  21. Todos os municípios têm clínicas clandestinas só Itabuna que esse povo da Vigilância Sanitária fica infernizando.A prefeitura junto com a visa deveria dar suporte aos pacientes e familiares. Tem um CAPS que é uma vergonha tanto adulto como o de criança. A vigilância deveria ir aos açougues, supermercados, bares, padarias,restaurantes e outros estabelecimentos que são imundos e com comida estragada .Engraçado wue o shopping nunca é interditado . SERÁ PQ?

    ResponderExcluir
  22. A do Dr Tibúrcio também tem maus tratos aos paciente meu primo se enganou lá e quebraram o braço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa clínica aí é dele mesmo . Várias pessoas já relataram à mesma coisa !! Ele tem q ser preso !!

      Excluir
    2. NAO SO DO PREFEITO COMO DA VIGILANCIA SANITARIA TAMBEM GENTE, ELES VIVEM DE FAVORES UNS PELOS OUTROS ,SO NOS CONTATINHOS. E OLHA LA SE NAO RECEBEM POR FORA.

      Excluir
  23. Leva tudo pra porta da casa DE AUGUSTO O HOSPITAL SÃO JUDAS ESSES PREFEITOS LADRÕES DEIXARAM FECHAR. OS FAMILIARES DAO GRAÇAS A DEUS POR ESSES ESTABELECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  24. Em Ilhéus tem uma Reviver o proprietário é cheirador, traí a esposa Celi com homem ainda anda com traficantes e estelionatários, tem várias pessoas que afirma que ele rouba tanto os pacientes e família quanto até a própria família dele.

    ResponderExcluir
  25. tem gente do CAPS que encaminha sabendo que é ilegal.

    ResponderExcluir
  26. Clinica Shammh sao tres unidades, duas em itabuna outra em ilheus em São domingos. O cabeça e um tal de Pastor Robson junto com a Esposa uma pessoa amiga minha tirou o filho dessa de sao domingos em péssimo estado. Ficou horrorizada com o que viu. Quem cuida dessa e um tal de Edmilson que também faz parte da corja.Os paciente passam fome e são espacados,nao deixam a familia visitar alegando que para nao interroper um tratamento que ta longe de existir

    ResponderExcluir