terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Sem energia elétrica há 90 anos, comunidade isolada da BA ganha primeira rede de eletricidade 100% sustentável do Brasil

 

O primeiro sistema de microrrede de energia totalmente sustentável do Brasil foi instalado no início deste mês, na comunidade isolada Xique-xique, que fica na cidade de Remanso, no norte da Bahia. Esta também é a primeira vez em 90 anos que a localidade tem eletricidade durante todo o dia.

São 110 casas – que abrigam cerca de 400 moradores – que passaram a ter energia elétrica, a partir da instalação de uma usina solar e uma rede de distribuição feita pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Segundo a moradora Maria Domingas dos Santos, a instalação trouxe um sentimento de conquista e gratidão para a comunidade, que não tinha acesso à internet, por exemplo. Só era possível acessar sites e redes sociais na sede do município.

"Era um grande sonho e agora podemos usar a geladeira, ferro, ter acesso à internet e ter aulas à noite. Foi uma conquista depois de muitas lutas", contou.

O projeto também contempla, uma escola, um poço artesiano comunitário e a associação de moradores. Segundo a Coelba, o sistema vai garantir um consumo médio de 80 quilowatt-hora (kWh) para cada residência, durante todo o mês.

A comunidade Xique-xique vive essencialmente da agricultura familiar e da produção caseira de mel. Com a instalação da energia elétrica, a Coelba doou mais de 90 geladeiras aos moradores, contemplando quase todas as casas que passaram a ter acesso à rede.

Os moradores também se inscreverão no programa da Tarifa Social que concede descontos de até 65% na conta de luz para consumidores de baixa renda.​

Como funciona o sistema?

Primeira rede de eletricidade 100% sustentável do Brasil é instalada em comunidade isolada na Bahia que não tinha energia há 90 anos — Foto: Divulgação/Coelba

Primeira rede de eletricidade 100% sustentável do Brasil é instalada em comunidade isolada na Bahia que não tinha energia há 90 anos — Foto: Divulgação/Coelba

O sistema é abastecido a partir de uma usina solar com 616 painéis instalados. Essa energia chega aos consumidores a partir de 26 quilômetros de rede primária de distribuição, além de nove quilômetros de rede secundária.

Para essa distribuição, foram instalados 387 postes e 32 transformadores. Além disso, também há um armazenamento da eletricidade a partir de baterias de íon-lítio, que podem garantir o fornecimento por até 48 horas, quando não houver radiação solar suficiente.

De acordo com a Coelba, o sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia nas comunidades isoladas, já que a expansão das redes de transmissão e distribuição tende a ser complexa em condições geográficas, ambientais e estruturais desses locais.

Este projeto de microrrede foi feito a partir do Programa Luz para Todos, do governo federal, para levar energia elétrica às áreas remotas do país. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

3 comentários:

  1. Aqui na Bahia sofremos com essa coelba. Humilha o cidadão!

    ResponderExcluir
  2. Graças ao Governo Bolsonaro

    ResponderExcluir
  3. Governo Bolsonaro trazendo luz a essa comunidade esquecida

    ResponderExcluir