sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Trabalhadores baianos são resgatados pela PRF no RS em condições análogas à escravidão

 

Três trabalhadores procuraram o posto da PRF em Bento Gonçalves/RS para pedir ajuda. Eles informaram que estavam sendo mantidos contra sua vontade em um alojamento e tinham acabado de fugir. Os policiais localizaram o local e acionaram o MTE e a PF para realizar uma operação conjunta no alojamento. As equipes constataram que havia em torno de 240 homens em situação degradante.

Os trabalhadores relataram diversas situações que passavam, tais como atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas de trabalho e alimentos estragados. Também disseram que eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagamento de uma multa por quebra do contrato de trabalho.

Esses homens, a maioria proveniente da Bahia, eram recrutados nos seus estados de origem para trabalhar no Rio Grande do Sul. Ao chegar no local, alegam que as condições eram diferentes da prometida pelos recrutadores.

O responsável pelo alojamento, um homem de 45 anos, natural de Valente/BA, foi preso e encaminhado para a Polícia Federal em Caxias do Sul. O MTE irá analisar individualmente os direitos trabalhistas de cada trabalhador para a buscar a devida compensação.

2 comentários: