quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Tudo pronto para a 1ª noite da 42ª Lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna


Está tudo pronto para abertura, logo mais as 17 horas, da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que neste ano terá a 42ª edição na Travessa Adolfo Leite. Será a primeira vez desde que foi declarada patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município de Itabuna no ano passado, por meio da à Lei Municipal nº 2.606, sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Logo após, já no Circuito Beira-rio, a primeira atração a se apresentar, às 18 horas, será a Banda Zorra, seguida do cantor Edu Casanova. Ainda tem Charanga da Alegria e Tiago Aquino, como última apresentação da noite.

Na sexta-feira, dia 10, a programação inclui lavagem com água de cheiro pelas baianos e blocos afros, desfile dos blocos Rixô Elétrico, Ylé Axé Odara – baianas do Grupo Encantarte, Mendigos de Gravata, Hora-Extra, Casados I… Responsáveis, Maria Rosa e Descasados. No palco do Circuito Beira Rio, as bandas Pecados Capitais, Afrodisíaco e Parangolé vão garantir a animação a partir das 18 horas.

Já no sábado, a programação começa a partir das 14 horas para a criançada com bailinho infantil, seguida da apresentação de Dani Matos e a Charanga da Alegria.  A partir das 19h30min passarão pelo palco DJ Day, Boyzinho e La Fúria. Quem encerra a festa é O Índio, que sobe ao palco a partir da meia-noite.

Na década de 80, o despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel, no seu escritório na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), recebeu a visita do amigo engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca), morador de Salvador, que lhe relatou a lavagem do Beco Maria da Paz, o que evoluiu para a criação da Lavagem do Beco do Fuxico.

Reduto da boemia itabunense, a Adolfo Leite concentra o ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, e outros bares como a Fuxicaria, que ao meio-dia e aos finais de tarde de segunda a sábado, se enchem de amigos e clientes para o papo, a cervejinha, a batida de sabores de frutas tropicais e claro, a resenha diária sobre variados assuntos, incluindo futebol e casos prosaicos da cidade.

12 comentários:

  1. Do jeito que o povo burro e besta gosta.............. Circo, festa, vai atrás de um exame pra ver se consegue, vaga numa uma escola pública,mas a farra ta garantida!

    ResponderExcluir
  2. Prefeito eu vou sem tomar banho vai ter carro pipa aí. pq aqui no barrio de Fátima não tá caindo água vou levar os baude para pegar água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prefeito está honrando a cultura suja e fedida da Bahia... kkkkkkkkkk

      Depois ficam se vitimizando (mi mi mi mi) quando as pessoas de outros estado falam a verdade e zoam...kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Exatamente como foi dito ai msm,vagas em escola ta dificil por conta q as escolas n tem como acolher muitos alunos,postos de saude fazendo vergonha na maioria das vezes,um exame com urgência so se tiver dinheiro pq pelo sus ta dificil,agora um tal de um virus q ta circulado q ainda n veio a tona pq ta em época de carnaval,vamos ver depois que isso tudo ai passar,o q vai rolar é muita gente chegando em postos de saude e em hospital doentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vírus não existem, vai estudar elemento, para de ser gado e de acreditar sem questionar em tudo que a falsa ciência e os centros de doutrinação estatal doutrinam.

      Excluir
  4. Itabunense tem que se lascar mesmo ,tá vendo o que esse prefeito tá fazendo com a cidade ...saúde uma bosta os bairros falta tudo o SAMU não entra as rua só tem buraco,falta água,o povo até hj não recebeu as casa que foi verba de doação e sem contar que fez empréstimo pra deixar o rombo na prefeitura.porque ele sabe que não vai ser eleito mas aqui .o povo vai dá a resposta nas eleições.agora vcs cidadoes não comparecia nessa festa ,deixa pra vagabundage que tem é de sobra aqui .vai leva tiro na cara lá arriscando a suas vidas.

    ResponderExcluir
  5. ESSE POVO DA BAHIA É FOLGADO,SAFADO E PREGUIÇOSO. O ANO COMEÇA E NA Vagabundagem

    ResponderExcluir
  6. Não deixa FILHO DE MUTUNS aparecer na festa, ele pode estragar tudo.

    ResponderExcluir
  7. Comida acabou? Não dar pra entender nada!!!

    ResponderExcluir
  8. O povo gosta de pão e circo. Avança Itabuna,quando o prefeito vai no programa de Ton Banana 🍌

    ResponderExcluir
  9. Olha pra caboclo Alencar , ainda está na ativa! Deve ter uns 120 anos

    ResponderExcluir