terça-feira, 14 de março de 2023

Incêndio atinge cabos na usina solar flutuante em reservatório do norte da Bahia


Um incêndio atingiu cabos da usina solar flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, na segunda-feira (13). Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ninguém ficou ferido.

De acordo com a Chesf, a companhia montou uma equipe para investigar quais motivos teriam motivado o incêndio nos cabos da planta solar. Ainda não há informações sobre o prejuízo causado na usina e se as chamas prejudicaram o serviço da unidade.

Conforme a Chesf, a plataforma solar flutuante tem uma potência de geração de 2,5MWp (Mega Watt pico). O valor do investimento nas duas plantas solares da plataforma totalizou R$ 56 milhões.

Quando lançada, a plataforma foi considerada o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de energia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica.

Com 3.792 módulos de placas solares e área total de 11 mil m², o projeto instalado no Reservatório de Sobradinho é fixado ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

Ainda de acordo com a Chesf, esse foi o primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, que aproveita a água dos reservatórios e evita desapropriação de terras. Esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário