terça-feira, 28 de março de 2023

Itabuna está no patamar amarelo de alerta para Dengue

 

Itabuna tem 1,27%  de infestação de acordo com o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIA), segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. O percentual foi constatado na 10ª semana epidemiológica, o que coloca a cidade no patamar amarelo e representa sinal de alerta para as arboviroses, causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A diretora do Departamento  de Vigilância em  Saúde, Maristella Antunes, ressaltou que a chegada no patamar amarelo, não é motivo para se negligenciar os cuidados com a dengue, chikungunya e zika vírus. “A população deve evitar água parada, descartar recipientes em desuso, limpar os quintais e colocar  garrafas com a abertura para baixo”, orientou.

Ela disse que a queda nas notificações das arboviroses também é resultado do trabalho planejado e  executado pelo Departamento de  Vigilância em Saúde nos  bairros, por meio dos Agentes de Combate às Endemias do Programa Combate à Dengue.

No acumulado de janeiro a dezembro,  a cidade está com 857 casos notificados de dengue e 468 confirmados. Para chikungunya são 300 notificações e 246 confirmados. Já os casos de zika vírus, somam 81 notificados e 21 confirmados.

“ Os Agentes de Combate às Endemias vêm fazendo um trabalho de pulverização costal diário,  em algumas localidades, atendendo as denúncias de moradores de focos do mosquito. Por isso, em locais como borracharia, terrenos baldios, galpão de reciclagem e ferros velhos temos uma de rotina de visitas”, disse a diretora do Departamento  de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

4 comentários:

  1. Mano nas células das cadeia tanto no conjunto penal quando no complexo tem tanto mosquitos que chega da medo quem ja passou por aquele local tem a sensação de ter passado por uma tortura sei que so vai lar quem faz algobde errado mais onde eu quero chegar é que rstes locais sao verdadeiro reprodutorio ds doenca sei que parece norcivos mais os mosquistos reproduzem lar e vao para as áreas proxima asim infectou varios pessoas ao redor

    ResponderExcluir
  2. NÃO SEI PQ ESSA MARISTELA AINDA MANTÉM A COORDENADORA, LUCIMAR, NO PATAMAR Q SE ENCONTRA... ELA É A RAZÃO DE RUIM Q TA ACONTECENDO

    ResponderExcluir
  3. O nado sincronizado das mazelas é algo interessante. No período de pandemia, os agentes de endemias não podiam fazer seu trabalho, e não havia nenhuma notícia sobre dengue. Agora, com a baixa da pandemia, são tantos os alertas sobre a dengue, é pra fazer quem de trouxa mesmO?

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkk estão pensando que as pessoas vão cair no conto do vigário a petralhada da prefeitura que vender vacina da dengue kkkkkk

    ResponderExcluir