quinta-feira, 16 de março de 2023

Polícia civil realiza Operação Unum Corpus no município de Itabuna

Na manhã desta quinta-feira (16), a 6ª COORPIN de Itabuna que tem a frente o delegado Evy Paternostro, cumpriu mandados de prisão e apreensão, tanto no município de Itabuna, como também nas cidades de Itapé,São José da Vitória e Pau Brasil. Essa é a 8ª fase da Operação Unum Corpus, realizada mutuamente em mais de quatrocentos municípios do interior da Bahia pela Polícia Civil, onde já prendeu mais de 240 pessoas.  

Segundo o delegado Evy Paternostro, o foco principal desta ação foi o cumprimento das medidas cautelares decorrentes dessas investigações  e os mandados de busca e apreensão em domicílio desses alvos que são investigados. 

Foram presos suspeitos nos referidos locais:  uma pessoa na Avenida Itajuípe, no bairro Santo Antônio em Itabuna, por pornografia infantil, um indivíduo preso na Avenida José Soares Pinheiro em Itabuna, por crime de roubo e porte ilegal de arma de fogo; um homem preso no centro de Itapé por porte ilegal de arma de fogo e ameaça; três pessoas presas nos bairros Vila Anália, Califórnia e João Soares em Itabuna, por violência doméstica, um indivíduo no bairro Maria Pinheiro em Itabuna por tráfico de drogas; um homem no bairro Pontalzinho, por dever alimentos (não arcar com a pensão alimentícia); e uma prisão no bairro Jaçanã em Itabuna por homicídio.  

Além disso, em São José da Vitória não foi cumprido o mandado de prisão a um homem idoso de 70 anos acusado de homicídio, porque o mesmo, encontra-se em estado debilitado de saúde devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).  

O delegado Evy Paternostro, chamou atenção para um dos indivíduos preso nessa ação no bairro Jaçanã, que foi autor do crime que na época provocou grande repercussão a nível nacional devido a crueldade. 

Onde no ano de 2017, Renato Bispo dos Santos, utilizando de líquido inflamável ateou fogo em Fernando Almeida Oliveira, que era homossexual, e segundo ele, alegou que praticou o crime após uma discussão por conta de uma bicicleta. 

O caso aconteceu na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, nas proximidades da Vila Olímpica de Itabuna, e teve à frente do caso na época o delegado Marlos Macedo. Na época esse homem havia sido preso, mas atualmente estava foragido, após ser beneficiado com a liberdade provisória.  

Confira mais detalhes sobre o caso Fernando nos links relacionados abaixo:


Além dos mandados de prisão, a polícia civil de Itabuna apreendeu, Macbook, DVR, aparelhos de telefonia móvel, caderno de anotações, maconha; extase, anabolizantes, chave micha, e uma quantia de R$291,85 em dinheiro. 

As apreensões aconteceram no Centro de Itabuna, no Condomínio de luxo localizado na estrada que liga as cidades de Itabuna -Ilhéus na BR-415, no bairro Novo Lomanto em Itabuna, e no município de Pau Brasil.