sexta-feira, 17 de março de 2023

Polícia resgata aves silvestres transportadas dentro de mochilas em ônibus

 

Cinco aves silvestres foram encontradas, na quinta-feira (16), dentro de mochilas de passageiros de dois ônibus que circulavam na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os animais eram transportados de modo precário.

Os flagrantes foram feitas pela Polícia Rodoviária Federal em ações de combate aos crimes contra o meio ambiente.

O primeiro flagrante aconteceu às 16h55, quando duas aves da espécie conhecida como coleira foram localizadas na mochila de um passageiro que estava em um coletivo que saiu de Macaé, no Rio de Janeiro. Os animais seriam levados à cidade de Desterro, na Paraíba.

Um homem de 42 anos foi identificado como responsável pelo transporte ilegal das aves.

O segundo flagrante ocorreu por volta das 18h30, na abordagem a um ônibus que seguia de São Paulo com destino a Aurora, no Ceará. Foram encontradas três aves da espécie papa-capim aprisionadas em uma gaiola e escondidas dentro de uma sacola.

Em nota, a PRF informou que o responsável pelas aves, um homem de 32 anos, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais e disse ter comprado os pássaros em Ituitaba, em Minas Gerais.

Ele teria pago R$ 300 pelos passarinhos e pretendia criá-los em sua residência na cidade de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador.

Os dois casos culminaram em assinaturas de Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados até serem devolvidas à natureza.

A PRF informa que a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes com penas que podem gerar multas de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Um comentário: