quarta-feira, 15 de março de 2023

Primeiro lote de vacina contra Monkeypox, doença conhecida como 'varíola dos macacos' é entregue na Bahia


O primeiro lote de vacinas contra a Monkeypox, doença conhecida como "varíola dos macacos", foi entregue na terça-feira (14), para a Secretaria da Saúde da Bahia. As 452 doses foram levadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), onde ficarão armazenadas.

Atualmente, a Bahia tem 155 casos confirmados. Destes, 67% estão concentrados em Salvador (104) e os outros 33% estão distribuídos em cidades do interior (51).

De acordo com a Sesab, a imunização vai acontecer em duas estratégias: pré-exposição e pós-exposição. O início de imunização do público que faz parte da pré-exposição deve começar na próxima semana

Confira o público alvo:
Pré-exposição

Pessoas vivendo com HIV/Aids (homens cisgenero, travestis e mulheres transexuais, com idade superior ou igual a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses);
Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus.
Conforme foi indormado pela Sesab, a estratégia de vacinação de pré-exposição será articulada com os serviços de atendimento especializado HIV/AIDS (SAE), com as regionais e com os municípios, que estão realizando o levantamento do público que será atendido.

Após a consolidação dessas informações, as doses serão enviadas para os locais de aplicação.

Pós-exposição

Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

Um comentário: