quinta-feira, 9 de março de 2023

Quatro mulheres são denunciadas por abandono de pai idoso e com deficiência na Bahia


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou quatro mulheres à Justiça por terem abandonado o pai idoso e com deficiência em uma Instituição de Longa Permanência (IPL) na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia.

Conforme a denúncia apresentada na terça-feira (7), pela 3ª Promotoria de Justiça de Poções, o idoso foi admitido na IPL em 21 de junho de 2022, após ter sido encontrado “sozinho, caído no chão e abandonado na sua residência”.

Para o promotor de Justiça Ruano Fernando Leite, autor da denúncia, as mulheres cometeram crime previsto no Estatuto do Idoso, como “abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado”.

De acordo com o MP-BA, a pena prevê de seis meses a três anos de detenção e multa. Uma investigação apontou que as quatro filhas assinaram, no dia 16 de junho de 2022, a autorização para o pai ser admitido na “Associação Comunitária da Terceira Idade Imã Maria Gomes”.

Na denúncia, o promotor apontou que mesmo sendo “obrigadas por lei a amparar e prover as necessidades do pai na velhice”, conforme consta na Constituição Federal, as mulheres o abandonaram.

Ainda segundo a denúncia, as mulheres foram notificadas para informar as providências que seriam tomadas para o pai retornar para a família e foram advertidas sobre as consequências legais da omissão, mas não apresentaram argumentos suficientes para demonstrar a impossibilidade do grupo familiar acolhê-lo e preferiram mantê-lo na instituição.

4 comentários:

  1. Que decepção para esse pai as quatros filhas,que horror,se ele foi uma pessoa má e cruel,ele que se acerte com Deus ,pois fazendo isso "abandonando"estão sendo iguais (se isso for justificativa)É Bíblico o coração do homem se indurecerá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem genitores e pais, os que colocam no mundo tem que ter esse fim, os que são bons pais raramente são abandonados.

      Excluir
  2. Na bíblia está escrito honrar pai e mãe e também está escrito o amor esfriara e se elas fazem isso com o próprio pai imagine com o resto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro fanático, a gibíblia é um liv4o cheio de conto pra enganar pobre, e deixar os pobres na mão de um pequeno grupo que adora poder. E infelizmente vc fica repetindo salmos, versículos que dá em nada, principalmente sua vida que não melhora

      Excluir