terça-feira, 28 de março de 2023

Secretário de Transportes propõe a realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbana em Itabuna

 

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Thales Silva, propôs na Câmara de Vereadores de Itabuna a realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbano com o objetivo de debater os problemas, identificar potencialidades e fragilidades do sistema de transporte público. Ele participou na tarde desta segunda-feira, dia 27, de Audiência Pública proposta pelos vereadores.

Segundo Thales, além de apontar soluções para a melhoria do transporte coletivo urbano e demais serviços prestados pelo segmento, a exemplo de táxis, mototáxis e transporte por aplicativo, haverá a exata compreensão das necessidades da população no dia a dia nos deslocamentos para o trabalho, a escola e atividades cotidianas.

A Audiência Pública contou com a participação de um bom público, mas as principais questões foram apresentadas apenas pelos legisladores, tendo o secretário de Transportes e Trânsito respondido aos questionamentos. Dentre os assuntos, foram abordaram questões relacionadas à reclamações sobre ônibus do transporte público, bem como sobre a Concorrência Pública para a escolha de novas empresas para o sistema.

“A Câmara Municipal de Vereadores, enquanto poder legítimo de representação e de fiscalização da Administração Pública, têm essa prorrogativa de convocar secretários municipais para esclarecimentos. Portanto, viemos e consideramos bastante positiva esta iniciativa. Pudemos tornar públicas ações do governo municipal visando à melhoria do sistema de transporte coletivo” disse o secretário.

Thales disse ainda que, para além da audiência, é imprescindível que a Câmara de Vereadores seja parceira da SETTRAN na realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbana. “O transporte de passageiros em Itabuna é algo que vai além do ônibus, porque diz respeito à mobilidade da população que também se utiliza de meios alternativos de transporte, como táxis, mototáxis e serviços de aplicativos”, afirmou o secretário.

Quanto à Concorrência Pública para novas empresas que passarão a operar o transporte coletivo, Thales Silva informou que a primeira etapa foi iniciada no dia 21 de março e o processo de habilitação das empresas que vão participar da concorrência segue.

Ele disse também que a fiscalização dos serviços prestados emergencialmente pela empresa Atlântico Transportes à população, é uma ação constante e prioritária da Diretoria de Transportes da SETTRAN. Segundo Thalels, atualmente são 40 linhas de ônibus em operação, com sistemas bairro-bairro, bairro-centro e integração com frota de 60 veículos.

O consultor da Atlântico José Carlos Alves enfatizou o esforço da empresa em atender às necessidades dos usuários do transporte coletivo urbano. Ele revelou aos vereadores que no pós-pandemia da Covid-19 houve redução significativa na quantidade de passageiros transportados e assegurou ser improvável que o sistema volte a operar com como antes com 90 veículos,

Segundo o consultor, entre segunda e sábado a frota faz 26 mil viagens, percorrendo nove mil quilômetros, totalizando 300 mil quilômetros por mês, para cumprimento de seu contrato emergencial com a Prefeitura. Quanto às quebras de veículos relatadas pelos vereadores, José Carlos disse que há reposição imediatada. “As chuvas danificam a malha viária e não há como se evitar danos, apesar de a Prefeitura estar intensificando a execução de operações tapa-buracos e de recomposição asfáltica”, justificou.

Ao final da audiência o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, agradeceu aos secretários Thales Silva (SETTRAN) e Rosivaldo Pinheiro (Governo), ao consultor da Atlântico Transportes. Ele elogiou o atendimento prestado pela Secretaria de Transportes e Trânsito à população e disse da disposição do Poder Legislativo em contribuir para que a comunidade itabunense tenha cada vez mais um serviço de transporte coletivo de melhor qualidade possível.

18 comentários:

  1. A população que precisa do transporte público pede socorro os coletivos em toda história de itabuna pior empresa que já existiu

    ResponderExcluir
  2. É muita palhaçada,,, inventar fórum prá usar verbas pra jogar fora,
    O problema todos sabemos,, é ruas esburacadas pra carros velhos sucateados. E uma licitação com muitos gulosos no meios,, igual a água antes não tinham essas mazelas, agora querem ganhar por fora com carros pipas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se faz reclamando, se não faz reclama tbm. Vcs não sabem o que quer

      Excluir
    2. Indentifique-se , cara de pau !

      Excluir
  3. Esta situaçao do transporte publico em nossa desgovernada cidade e uma vergonha. As pessoas que precisam se deslocar pela cidade, estão sofrendo. O prefeito, os vereadores, secretarios e a turma do cordão dos puxa sacos, não andam de buzao, quem anda e precisa é o Zé povao pagador de impostos escorchantes, e pagador de água cara, e sem o produto cair nas torneiras de seus lares. Essa turma ai e da mesma laia do prefeito, do oba oba e da mentira. E agora estao vindo emprestados mais 120 milhoezinhos para consertar a cidade. Tenderam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um empréstimo que será pago por todos os masoquistas de Itabuna.

      Excluir
  4. Quero falar sobre os animais soltos na rua estamos criando um grupo ai que todos os animais que pegarmos vai ser colocado o estacionamento da prefeitura e da setran fazer o grupo no ZAP onde tiver e só mandar fotos e vídeos que vamos chegar

    ResponderExcluir
  5. Tapa os buracos da cidade primeiro e solta a ÁGUA. Sem água não se faz nada.

    ResponderExcluir
  6. Nome muito pomposo, "Fórum Municipal de Mobilidade Urbana". Simples imaginar que nada de prática sairá de tal "reunião", afinal, quantos dos envolvidos utilizam o transporte público? Bastariam um plano e ação. Ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk! Vc é burro viu. Velho, como é que fala isso kkkk

      Excluir
  7. Os vereadores pensaram que iriam colocar o secretário na parede e ele foi com tudo na ponta da língua kkkkkkkkkkkkkkkk
    Uma palhaçada isso aí e ainda ganham mais de 10 mil. Quando é pra passar coisa que beneficiam a eles, fazem tudo nas entocas

    ResponderExcluir
  8. Vocês só podem esta brincando com a cara do povo né? Debater ? Acho que vcs são cegos ou não mora na cidade, apesar de ter seus próprios veiculos, vão pro ponto de ônibus ande em uma dessas latas velhas pintadas e entregue a cidade como novos, logo vcs não precisarão fazer debate, vcs são sorte que a população são calmos se não essas latas já trariam no ferro velho depois de torrados.
    Vcs deveriam tomar vergonha na cara em dizer em debate,reunião,audiência vão pras ruas ver a situação em que esta essas bombas móveis

    ResponderExcluir
  9. Esse secretário de itabuna ., cara sem conhecimento nenhum na área incompetência essa é a palavra pra quem colocou ele no cargo ., mais tbm itabuna pode muita coisa errada como colocar indicados no cargo que extrema importância., rebanho de imprestaveis .!!

    ResponderExcluir
  10. DEVERIAM TER VERGONHA NA CARA
    CONTRATARAM UMA EMPRESA VAGABUNDA COM ÔNIBUS SUCATEADOS
    ROUBAM A POPULAÇÃO PAGANDO UM ALTO PREÇO
    BANDO DE SACRIPANTAS

    ResponderExcluir
  11. DEVERIAM TER VERGONHA NA CARA
    CONTRATARAM UMA EMPRESA VAGABUNDA COM ÔNIBUS SUCATEADOS
    ROUBAM A POPULAÇÃO PAGANDO UM ALTO PREÇO
    BANDO DE SACRIPANTAS

    ResponderExcluir
  12. O que observa-se é a falta de critério de alguns agentes de trânsito em Itabuna. Aplicam multas por infrações até no momento em que pode ser feita uma conscientização com o motorista. Mas não percebem as infrações ao redor do próprio nariz.
    Se chegar ali em frente a Padaria Paulista em Itabuna vai encontrar muitas motos, sendo que próximo, ao lado da farmácia tem um estacionamento só para motos. Na Av. Manoel Chaves muitos carros parados em locais indevidos, principalmente em frente a os trailer, pois poderiam estacionar no estacionamento do estádio. São motos andando pelas ciclovias, bicicletas usando a via de rolamento da Av. Princesa Isabel, sendo que há uma ciclovia... E por falar em transportes, esses ônibus coletivos de Itabuna são umas lástimas.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o debate de ontem! Quem teve tempo e não foi é pq não se preocupa e só sabe falar mal. Ruma de cuzao

    ResponderExcluir
  14. Com.17:29 deve ser boca na prefeitura, secretário não tem experiência nenhuma respondia sem conhecimento,já tem 02 anos na pasta e o transporte continua de mal a pior.

    ResponderExcluir