quarta-feira, 15 de março de 2023

Site estrangeiro elege moqueca baiana como um dos 20 melhores pratos do mundo na categoria frutos do mar

 

A moqueca baiana está entre os 20 melhores pratos com frutos do mar do mundo, segundo guia online TasteAtlas. A lista completa tem o total de 100 receitas tradicionais e foi atualizada na segunda-feira (13).

O site funciona como um guia on-line que reúne comidas tradicionais de diversos lugares do mundo. Ele reúne receitas autênticas, críticas de alimentos, artigos de pesquisa sobre ingredientes e pratos populares, além de dicas dos restaurantes.

Na lista das melhores receitas de frutos do mar, a moqueca baiana aparece em 19º lugar, com a nota 4,6 de 5. Ela é o prato brasileiro mais bem colocado no ranking.

Comida típica da Bahia, a moqueca baiana leva azeite de dendê, frutos do mar, leite de coco, cebola, tomate, pimentão e suco de limão. As mais conhecidas são as moquecas de camarão e de peixe, mas o prato pode ser feito com polvo, arraia, siri, entre outros.

O prato normalmente é acompanhado de arroz, farofa de dendê, pirão e feijão fradinho, mas também pode ser servido com comidas que fazem parte do tabuleiro das baianas de acarajé, como vatapá e caruru. na maioria das vezes, a moqueca é preparada e servida em um recipiente de barro.

Nos comentários, um dos internautas escreveu: "na minha opinião, a moqueca baiana é o prato mais saboroso do mundo inteiro".


Outras comidas brasileiras aparecem no ranking, como a moqueca, em 29ª posição; o bobó de camarão, na 54ª; a moqueca capixaba, na 92º; e a casquinha de siri, na 100ª. O primeiro lugar geral ficou com Portugal, com o prato "Amêijoas à Bulhão Pato". A receita leva moluscos, azeite de oliva, alho, suco de limão, vinho branco e bastante coentro.

O site também tem uma lista que reúne as 50 melhores comidas brasileiras. Nela, o vatapá aparece em 9º lugar, seguido da moqueca baiana em 12ª e acarajé em 45º. O primeiro lugar ficou com a picanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário