segunda-feira, 27 de março de 2023

TJ-BA retira da PM exclusividade de investigação de crimes praticados por PMs

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou constitucional a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra uma normativa de 2019, que restringiu à própria PM a exclusividade de investigar crimes violentos cometidos por militares. Com a decisão, publicada no dia 23 de março, perdem a aplicabilidade seis pontos do documento, inclusive o que determina a exigência de pedido do MP, do titular da SSP-BA e/ou do delegado-geral para que a Polícia Civil investigue casos de homicídio doloso, consumado ou tentado, ainda que praticado contra civil; homicídio culposo e a lesão corporal seguida de morte atribuída a militar estadual em serviço. O Estado da Bahia ainda pode recorrer da decisão colegiada.

Na ação, o MP argumenta que o processamento e julgamento dos crimes cometidos por militares estaduais não pode invadir a competência do tribunal do júri quando a vítima for civil. Conforme a decisão, pontos da normativa ferem a Constituição do Estado da Bahia, assim como “distorcem o modelo federativo de segurança pública e atribuições investigativas dos órgãos de segurança pública estadual, como praticamente subordinam a atuação da Polícia Civil a situações específicas, enquanto a Polícia Militar mantém o poder de investigar nesses casos de forma ampla e irrestrita”.

“Declara-se inconstitucionais os arts. 3º, 7º, 8º § 2º, 16 e 18 da Instrução Normativa 01/2019 por ofensa formal aos arts. 11, 125, 147 e 148, IV, da Constituição do Estado da Bahia”, diz a decisão.

A ação ajuizada pelo MP teve como participantes “amicus curiae” (amigo da corte) o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindipoc) e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Bahia (ADPEB).

“Essa decisão do TJ Bahia demonstra qual será o norte da Segurança Pública baiana, que terá como foco a inteligência, a investigação e a elucidação dos crimes como prioridades. Uma polícia que respeite os direitos humanos. O sindicato espera que o governo não recorra já que o próprio secretário de segurança pública já sinalizou que a nova gestão irá adotar um modelo mais pautado na inteligência, na elucidação e na investigação para que a gente possa combater o crime organizado na Bahia e acabar com a sensação de impunidade”, pontua Eustácio Lopes, presidente do Sindipoc.

Dados de 2022 da Rede de Observatórios da Segurança apontam a Bahia no topo da do ranking de letalidade em ações policiais. Das 2.061 operações realizadas no estado entre julho de 2020 e junho de 2022, 330 pessoas foram mortas, o que representa uma letalidade de 16%. A Bahia está à frente dos cinco estados analisados, entre eles o Rio de Janeiro. Também foram analisados os resultados nos estados de São Paulo, Pernambuco e Ceará.

15 comentários:

  1. Deveriam existir essas leis a muito tempo.Tem que botar câmeras nas fardas desse policias que vivem amedrotando ,ameaçando a população só pq porta uma arma de fogo,ai é facil né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua fala vc não deve ser coisa boa…

      Excluir
    2. E vc deve ser um daquees policias bandidos pq na pm tempolicias honestos na sua maioria não teme ser jugados se estao corretos

      Excluir
    3. Polícia honesto pra vc é passar a mão na cabeça de vagabundo e fazer vista grossa, seu pilantra

      Excluir
    4. BOTA CAMERA NO SEU CU

      Excluir
    5. Tudo que não presta vira polica

      Excluir
  2. Em Canavieiras BA principalmente.

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=OFa78S8-2rY

    ResponderExcluir
  4. https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-que-policial-que-colaborava-com-seguranca-de-acm-neto-foi-executado-pela-pm-quando-ja-estava-rendido/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma parte da polícia são marginais fardados que não representa a corporação

      Excluir
  5. Você que apoia esse tipo de policias que vive ameaçando a polulação,quando vc for vitima ai vc não conteste,comentario 18:48

    ResponderExcluir
  6. AGORA VIROU A PORRA, FUDEU FOI TUDO!!!
    BEIJO DE LUZ..... SOLDADO DA PM.

    ResponderExcluir
  7. PM de acha o federal,quero ver vc botar terror aqui em salvador ou feira de santana,rio de janeiro com sua pistolinha

    ResponderExcluir
  8. PM de acha o federal,quero ver vc botar terror aqui em salvador ou feira de santana,rio de janeiro com sua pistolinha

    ResponderExcluir
  9. SIM: POLICIAIS HONESTOS, NÃO TEM MEDO DE CÂMARAS NA FARDA, QUAL É O MEDO? SE TRABALHA HONESTAMENTE. GOVERNADOR. CÂMARAS ETERNAMENTE NAS FARDAS, PARA UNS POLICIAIS MAIS HONESTOS NA NOSSA BAHIA, DOA EM POLICIAIS CORRUPTOS, VAGABUNDOS EM QUEM DOER. OS HONESTOS AGRADECEM OS CORRUPTOS PEDEM PARA SAIR. BOA TARDE.

    ResponderExcluir