sábado, 25 de março de 2023

Uesc aprova títulos de Doutor Honoris Causa à Sabará, Kokó e José Nazal

A reitora Adélia Pinheiro e o diretor Geral da Fespi Aurélio Macedo, Professor Emérito

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Connsu/Uesc) aprovou, em sua 76ª reunião ordinária, os títulos de Doutor Honoris Causa para baterista Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), para o músico e cantor Clóvis de Figueiredo Leite (Kokó) e para o fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub. Os conselheiros aprovaram, também, os títulos de Professor Emérito para o ex-diretor da Fespi, Aurélio Farias de Macêdo e para a reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (2012-2019).

O título de Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela Universidade a personalidades que se destacam pela atuação em defesa das artes, da ciência, das letras e do melhor entendimento entre os povos. Na Uesc as solicitações de concessão de título são encaminhadas ao Consu mediante proposta formalizada pela Reitoria ou por qualquer outro órgão colegiado da Instituição. Já o título de Professor Emérito será concedido a seus docentes aposentados que tenham alcançado posição eminente em atividades universitárias.

Em suas considerações finais, o presidente do Consu e reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, lembrou que a maior riqueza da Universidade Estadual de Santa Cruz é a sua diversidade. “São as pessoas da nossa região somadas as que vieram de diversos estados brasileiros e de outros países. A Universidade é uma instituição que tem um papel que nenhuma outra tem na valorização da cultura popular e é isso que garante o senso de pertencimento, que fortalece o vínculo com a sociedade.” O presidente do Consu criou as Comissões, formada por professores conselheiros, para a sistematização e data para entrega das honrarias aos homenageados.

Os laureados

O baterista Sabará, de músico talentoso, também passou a ser professor de música, dando aulas de bateria em várias instituições sociais e culturais nas cidades de Itabuna e de Ilhéus criando uma rede de bons profissionais nesta e em outras regiões. O carioca Kokó chegou a Itabuna em 1972, onde os seus filhos nasceram e foram criados. É formado em Administração pela FTC Itabuna, um dos fundadores da Banda Lordão.

Por sua vez, o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo, memorialista e escritor José Nazal Pacheco Soub, de caráter sócio-cultural, privilegia a disseminação de saberes e fazeres e permeia a sociedade de conhecimentos que enfatizam o sentimento de pertencimento e identitário. Participa de vários momentos de fortalecimento do tecido sociocultural da região, com inserção em dimensões da sociedade regional.

27 comentários:

  1. Parabéns a todos com títulos de Doutor Honoris Causa, merecido em reconhecimento ao trabalho efetuado na região.

    ResponderExcluir
  2. Sabará formou inúmeros bateristas na região, a contribuição do mestre para a música grapiúna é imensurável, Kokó dispensa apresentações, um grande band leader e um verdadeiro lord! Nazal com seu talento e olhar único registrou o cacau de forma singular! 3 títulos mais que merecidos!

    ResponderExcluir
  3. Acompanho a trajetória desses ilustres, na região do cacau. Merecedores do título

    ResponderExcluir
  4. SÓ UMA PERGUNTINHA: EM QUE ELES SE FORMAM NA UESC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IGNORÂNCIA E INVEJA, MATA.

      Excluir
    2. Procure se informar, acéfalo ignorante!

      Excluir
    3. Isso só mostra o quanto existe gente desinformada ainda nesse mundo. Procure estudar o que é um Dr. Honoris Causa, assim evitaria falar uma asneira dessa.

      Excluir
  5. Parabéns Aos diplomatas.

    ResponderExcluir
  6. O QUE ESSAS PESSOAS FORAM NA UESC MESMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas eu não sei, mas vc com certeza não passou nem na porta de uma faculdade, porque se passasse saberia o que significa o título de Dr. Honoris Causa.

      Excluir
  7. Parabéns a esses nobres🙏👏

    ResponderExcluir
  8. Verdinho vamos atualizar esse site né repórter não pode folgar não tem que tá 24 horas a frente da notícia

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez que a UESC acerta. Realmente três dos melhores exemplares da região. Mais do que merecido.

    Parabéns Koko ...
    Parabéns Sabará ...
    Parabéns Zé ...

    ResponderExcluir
  10. Tantas coisa pra se preocuparem , perder tempo com essas besteira só na Bahia mesmo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao está gostando va embora da Bahia e a mora em santa catarina??

      Excluir
  11. Ainda bem que fizeram em vida

    ResponderExcluir
  12. Realmente tenho q concordar com o comentário de cima, tem notícias na semana toda e final de semana não tem,o site tem q está mais atualizado, notícia tem em Itabuna.... Principalmente nos finais de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão viver e procurarem o que fazer, acéfalos!

      Excluir
  13. Cadê as matérias, final de semana você tá na orgia

    ResponderExcluir
  14. NADA CONTRA ESSAS HOMENAGENS, MÁS ESSA UESC É UM ANTRO DE ATIVISTAS DE ESQUERDA,, DIFICILMENTE SE TEM AULAS REGULARES EM UMA SEMANA, A MAIORIA DOS PROFESSORES SÓ VIVEM DE ATESTADOS. SEM FALAR DOS ABSURDOS QUE PRESENCIAMOS QUANDO ADENTRAMOS NESTE LOCAL, , SAO MUITOS JOVENS FAZENDO USO DE MACONHA A CÉU ABERTO EM GRUPINHOS NAS PASSARELAS.
    TRISTE TER QUE VER MEUS FILHOS, PRESENCIAR ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc só deve entrar na uesc apenas pra invejar os outros pq estudar creio q passa longe de vc, basta ver os erros dr português; nada dr concordância.

      Maioria remete coletividade -

      Presenciarem - deveria ser no plural

      Esses analfa invejosos....

      Excluir
    2. Seus filhos devem tá no meio tbm pra vc ficar com essa prosa ruim, sai daí gado inconformado. Vc não sabe 1/3 doq a uesc é ou representa. Ora prum pneu q passa.

      Excluir
  15. https://youtube.com/watch?v=OFa78S8-2rY&si=EnSIkaIECMiOmarE

    ResponderExcluir
  16. o santo do pau oco falando dos outrs

    ResponderExcluir
  17. Graças ao sabarará que meu filho é um dos grandes batera da bahia

    ResponderExcluir
  18. Verdinho vamos alimentar essas letrinha zumba que ninguém enxergam

    ResponderExcluir