terça-feira, 11 de abril de 2023

Acusações de Tacla Duran contra Moro e Deltan ficam no STF, decide Lewandowski

Às vésperas de sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski definiu que cabe à Corte máxima analisar as acusações do advogado Tacla Duran, alvo da extinta Lava Jato, contra os ex-chefes da operação: o ex-procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro - hoje, respectivamente, deputado e senador.

Lewandowski ainda determinou que a Procuradoria-Geral da República examine as imputações feitas por Tacla Duran novamente e avalie se é o caso de pedir um inquérito com base nas acusações.

A PGR argumentou que o procedimento deveria tramitar no STF em razão de alguns dos atos atribuídos por Tacla Duran a Moro e Deltan poderem ter sido praticados no exercício de cargos com foro especial por prerrogativa de função.

O advogado citou supostas condutas de Moro à época em que era ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro.

O caso chegou ao STF após o juiz Eduardo Appio, da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, colher o depoimento de Tacla Duran no bojo de uma ação por lavagem de dinheiro, apresentada na esteira da Operação Lava Jato.

A oitiva se deu a pedido do réu, após o advogado ter revogada sua prisão preventiva - decretada por Moro à época em que era juiz.

Perante Appio, Tacla Duran se disse vítima de extorsão em troca de facilidades para clientes em acordos de colaboração com a extinta força-tarefa da Lava Jato. "As autoridades que passaram pelo processo pensavam que eu estava apostando na estratégia da prescrição, que eu não queria me defender, não, nunca foi isso, jamais. Eu só estava esperando ter um juízo transparente", afirmou em audiência.

Tanto Moro como Deltan negam as acusações feitas pelo advogado alvo da Lava Jato. O deputado diz que a denúncia é "fantasiosa".

Já o senador fala em "uso político de calúnias feitas por criminoso confesso e destituído de credibilidade".

17 comentários:

  1. PILANTRA CADEIA NESSE SAFADO

    ResponderExcluir
  2. Agora Sérgio Moro vai ser ungido a pastor da assembleia de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk é isso mesmo!!! só no Brasil maior número de otários por metros quadrados!!!

      Excluir
  3. NUNCA FOI JUIZ ... E SIM POLITICO DA DIREITA DA PIOR ESPECIE POSSÍVEL, SE PASSANDO POR DE BOM MOÇO E DE COMBATER A CORRUPÇÃO , NÃO PASSA DE UM BANDIDO DESCARADO , ELE PERDOOU ONIX LORIZONE DO CAIXA 2 CONFESSO ...QUANDO MINISTRO DA JUSTIÇA DO BOZO . VERGONHA DE JUIZ

    ResponderExcluir
  4. CADEIA NESSE VERME DE JUIZ POLITICO , CONDENOU O MELHOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO PLANETA , MAIS MESMO ASSIM , NÃO CONSEGUIU APAGAR A IMAGEM DO LUIZ INANCIO , QUE COMBATE A DESIGUALDADE SOCIAL , OS MENOS FAVORECIDOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK TU VIVE REVOLTADO PORQUE MORO PRENDEU O LADRÃO LULA,,,OU DESMASCAROU O SAFADO DO BOLSONARO QUE FEZ DE TUDO, ATE ACABOU A LAVA-JATO PRA SOLTAR O LADRÃO LULA?, O BRASIL É GOVERNADO POR BANDIDOS,,,QUEM FOR CONTRA ESSE SISTEMA SERA PUNIDO COM APOIO DE IDIOTAS COMO VOCÊ.

      Excluir
    2. Kkkkkkkk doente mental kkkkk vá estudar para digitar correto comedor de grama

      Excluir
    3. Esse é mesmo um petista. Nem escrever direito sabe. Vai estudar analfabeto.

      Excluir
  5. Mais manchete de que acusação formal.

    ResponderExcluir
  6. Esse é único país do mundo que o LADRÃO sempre tem razão.

    ResponderExcluir
  7. Esse é único país do mundo que o LADRÃO sempre tem razão.

    ResponderExcluir
  8. Só enganam os idiotas admiradores de ladrão. Vao fz de tudo pra caçar as candidaturas dos homens que realmente fazem a diferença nesse país. Fuzilamento pra Lula e todos os seus comparsas ainda seria pouco

    ResponderExcluir
  9. Esse aí é um grande mafioso, além de lesa pátria. Se o Brasil fosse mais sério, já estaria preso e condenado a prisão perpétua. Maldito juíz ladrão

    ResponderExcluir
  10. O homem se armou, é Senador, já está empregado durante 08 anos.

    ResponderExcluir
  11. Coisas da vida.
    De todo poderoso juizeco HERÓI DOS DERROTADOS a acusado diante do STF.
    Vamos esperar o resultado do julgamento.

    ResponderExcluir
  12. Xora NENÉM.
    O feitiço virou para cima do feiticeiro.
    Kd os bolsonimos e os PASTORES de igrejas entre e pague.

    ResponderExcluir