terça-feira, 25 de abril de 2023

Bahia tem queda de 97% no número de médicos cubanos entre 2018 e 2023


Implementado durante o mandato de Dilma Rousseff (PT), em 2013, o Programa Mais Médicos tinha o intuito de suprir a falta de mão-de-obra da categoria em municípios do interior brasileiro. Contudo, com a chegada de Jair Bolsonaro (PL), em 2018, o programa enfrentou resistência, principalmente, por conta da aliança do Brasil com Cuba para o fornecimento de médicos.

Com 416 municípios compondo o interior, a Bahia foi um dos estados mais afetados pela interrupção da mão-de-obra estrangeira pelo Mais Médicos. Em 2018, o estado registrava 886 profissionais internacionais, sendo 884 de origem cubana. O número de médicos advindos de Cuba correspondia a 83,08% dos profissionais enviados pelo programa do governo federal.

Comparando os dados de 2018 com os apresentados neste ano, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quantidade de médicos cubanos registrados pelo programa caiu 97,17%, chegando a um total de 25 profissionais enviados por Cuba. Os dados foram obtidos pelo Bahia Notícias, através da Lei de Acesso à Informação (LAI), pedido nº 25072.014580/2023-02.

5 comentários:

  1. BOLSONARO É UM DEMONIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu és um jumento com cérebro de mula ou possuis merda na caixa de bosta sobra o pescoço? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Ora, tu és um jumento. Logo qualquer coisa pode receitar uma dieta à base de capim, marafu e maconha. Tá bom prá tu?

      Excluir
  2. Bom é o ladrão, que desdenhou o doente mental.

    ResponderExcluir
  3. Essas pestes são medico nada rapaz!!! Só os jumentos mortos de fome mesmo pra cair ir nessa conversa fiada. Agora eu pergunto porque os políticos de esquerda quando caem doentes não vão pra Cuba se tratar já que lá é referencia em saúde? Porque esses supostos médicos não são submetidos a prova do revalida como qualquer outro profissional da área? O BRASILEIRO TEM MAIS É QUE SE ARROMBAR MESMO, TEM O GOVERNO QUE MERECE. VIVEM NUM SISTEMA CLEPITROCRATICO, A BANDIDOLATRIA REINA ABSOLUTA NESTE PAÍS. VIVA AO CRIME!

    ResponderExcluir