quarta-feira, 19 de abril de 2023

Com mais de 10 etnias, Bahia tem 2ª maior população indígena do país

 
Fonte e foto reprodução G1

A Bahia é o estado brasileiro com a segunda maior população indígena recenseada, conforme foi apurado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no quarto e último balanço de coleta do Censo 2022, em dezembro do ano passado.

De acordo com o IBGE, pelo menos 191.950 pessoas se autodeclararam indígenas no estado durante o último censo. O número corresponde a aproximadamente 12,9% de toda a população indígena do país que, no último balanço, era de mais de 1,4 milhão de pessoas. A maior parte delas está no estado do Amazonas, no norte do Brasil, onde foram contabilizados 474.914 indígenas.

Na Bahia, o balanço atual já é três vezes maior do que os dados recenseados em 2010, quando 60.120 pessoas se autodeclararam indígenas.

Durante o Painel Povos Originários em Cena, realizado em Salvador no dia 13 de abril, o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Jerry Matalauê, falou sobre o aumento no número de pessoas autodeclaradas indígenas no Censo. Para ele, apesar de positivo, o crescimento traz desafios.

10 comentários:

  1. CADA ALDEIA DEVIA SER ORBIGADO A TER UM ALAMBIQUE, O GALERA DE GOSTA DE UMA CACHAÇA, AGORA PRA TRABALHAR "DEUS OS LIVRE"

    ResponderExcluir
  2. Esses povos possuem muitos privilégios, muitas terras e nenhuma atividade laboral para que progridam financeiramente, enriqueçam e deixem de ser dependentes de governos e supostas "ongs" que mais se aproveitam deles do que os beneficiam. Basta constatar a quantidade de "ongs" na região amazônica e quantas existem no restante do país. A propósito, quantas ongs "ajudam" os nordestinos famintos e sedentos? O que fizeram na região de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia? São mais de 54.000 hectares de terras excelentes para pastagens e cultivo diversos. O que se produz na região, na área da reserva?

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkkk não da um prego no mamão, malmente sabem a língua indigina e ainda traficam. . kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nós temos uma fábrica de índio, um dia é Garçom no outro resolve virar índio. Assina uma declaração de sou índio, vira , aí tem terras de graça e benefícios do governo.
    Penso em virar índio ou quilombola. Não tenho cabelo liso, mas isso não é essencial para virar Índio.

    ResponderExcluir
  5. Só querem receber benefícios do governo federal, tomar marafo e dançar toré.

    ResponderExcluir
  6. Uma ruma de pilantras alienados por outros pilantras de igrejas ,tem pastoral em itabuna cordenada pir pilantra que a família toda não indígena recebe benefício, e só vive incentivar invasões, tomar de quem tá trabalhando pra destruir e vender madeiras.

    ResponderExcluir
  7. Tmb sou índio... ú ú ú á á á

    ResponderExcluir
  8. Na Bahia tem é muito bebedor de "corote" de cabelo duro... A FUNAI aceita e incluí como índio!!! KKKKKKKKK Cada dia uma piada nova, se juntarmos a FUNAI, MST, sindicatos e outras organizações baratas aí vamos entender porque o Brasil não avança nunca!!!

    ResponderExcluir