sexta-feira, 21 de abril de 2023

Detentos de Itabuna são aprovados em universidade federal


Com iniciativa educacional dentro dos presídios, 29 presos do Conjunto Penal de Itabuna foram aprovados na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Dos 845 internos, 535 estão matriculados na escola regular e entraram na universidade através do Enem PPL 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). 

“Todas as unidades prisionais de Itabuna têm um anexo do colégio estadual e municipal com aproximadamente 535 alunos matriculados com aulas de segunda a sexta nos dois turnos”, explica ao Metro1 Yuri Damasceno, gerente administrativo da Socializa, empresa que administra o presídio em regime de cogestão. 

Dentre as ações adotadas no presídio, está o projeto de remição pela leitura, em que a cada obra lida, é possível reduzir a pena em 4 dias. Para a interna E.S*, 28, aprovada no Bacharelado em Mídia e Tecnologia da UFSB, o projeto de leitura, que tem a participação de 45% da população carcerária, foi uma possibilidade de reinserção nos estudos.

A interna, que está em regime semi-aberto após dez anos de cárcere, havia cursado somente até a quarta série do ensino fundamental e foi alfabetizada dentro do conjunto penal. “Logo no começo, foi só pra distrair a mente e depois para concluir os estudos. Nesse tempo eu percebi que sem estudo a gente não chega a lugar nenhum e pude mudar minha vida”, diz. 

Apesar da aprovação, E.S relata a dificuldade de reinserção social. “O preconceito lá fora com pessoas ex-presidiárias é muito grande. A sociedade cobra demais das pessoas encarceradas, mas quando a gente sai, a própria sociedade transforma em bandidos, porque não dá oportunidade”, ressalta.

O objetivo da estudante é tentar a mudança para o curso de psicologia, o qual é sua meta profissional. “A mente do ser humano é algo fascinante e nos anos de convivência aqui, sempre com pessoas diferentes, vi que é uma forma de ajudar outras pessoas”, diz. “Quero mostrar que a gente pode passar pelo cárcere e mudar de vida e que a gente pode querer mudar também”, acrescenta.

O programa leva também oficinas de artesanato, da qual E.S fez parte, além de corte e costura, informática e xadrez. O trabalho de educação prisional, realizado pelo Governo do Estado, é realizado em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Socializa, que contribui para promover a ressocialização, incentivar a leitura, fortalecer a educação, e afastar o interno da criminalidade.

Fonte:Metro1

12 comentários:

  1. Lindo projeto,29 aprovados.

    ResponderExcluir
  2. Programas desse tipo merecem aplausos!
    Por que um condenado apenado não pode desenvolver atividades que possam aproveitar o tempo e qualificá-lo para uma possível recuperação e uma vida regular pós cumprimento da sentença? Todos os presídios brasileiros deveriam disponibilizar programas laborais e educacionais para todos os detentos. Somente no Brasil ainda se prega filosofias "esquerdopatas-petralhais" que premiam o ócio parasitário, a vagabundagem, o terrorismo, o roubo, a invasão e apropriação indébita violenta do bem alheio e o banditismo em geral como virtudes.

    ResponderExcluir
  3. Bandido tinha era que trabalhar pra se manter no presídio

    ResponderExcluir
  4. Que bom que existem instituições preparadas pra receber e acolher pessoas que buscam um novo recomeço.
    Reinserir como todos os outros alunos no transporte caótico, acesso difícil, no coletivo interno, na pista ruim que quase vira o ônibus, no calor infernal, na falta dágua, na falta de lanchonete, RU, na falta de internet e energia. Sejam bem vindos à UFSB CJA 😊

    ResponderExcluir
  5. Nunca é tarde para um bom recomeço!

    ResponderExcluir
  6. Fé, força, determinação, vontade de mudar tudo isso faz a mudança do ser humano. Parabéns 👏💐

    ResponderExcluir
  7. É isso aí. Ressocialização na prática. Falta colocar todos pra trabalharem e assim ocupar a mente.

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe que essas pessoas consiga a sua reassocializacao

    ResponderExcluir
  9. Prioridades. É muita regalia. O pobre que vá de busão e eles vão de motorista, escoltados, vão estudar com nossos filhos. Não sofrerão assaltos porque estarão bem e em segurança e os não detentos na volta para casa podem ter seus pertences subtraídos. kakakakaka... Que nível chegamos. Isso não ressocializa só instrui mais essas vitimas da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de preconceito besta mulher ou homem para com isso

      Excluir
  10. Deus abençoe muito essas pesdoas que se qualificaram, creiam Deus quis e voces vão conseguir erguet a cabeça e a auto estoma,
    A vitória é de vcs em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Todas as unidades prisionais... temos quantas em Itabuna ?

    ResponderExcluir